As competencias necessarias para ensinar no século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste artigo, procuraremos descrever questões pedagógicas sob a ótica de estudiosos da educação contemporânea, que abordam o ensino baseado em um prisma atual, direcionando-o para a mudança. São referenciais pedagógicos que vêm acompanhando as enormes transformações sociais, que implicam alterações e superações paradigmáticas, envolvendo os papéis dos educadores, educandos e daprópria escola.
Na sociedade, deparamo-nos com várias e ágeis transformações que desafiam as tradicionais práticas educativas, consideradas como burocráticas, que refletem a retenção e evasão escolar, reafirmando a exclusão social. Romper com esta situação representa um desafio: educar para enfrentar as exigências do mundo contemporâneo, por meio do desenvolvimento humano, cultural, científico etecnológico, contando com o envolvimento tanto dos profissionais ligados à educação, das famílias, governantes e entidades de classe(1).
Na busca de acompanhar as mudanças sociais, os educadores em enfermagem vêem demonstrando um interesse cada vez maior pelas práticas educativas e repensando a formação do profissional. Como afirmam(2) "faz-se necessário avançar não apenas no preparo de um novoprofissional, mas, acima de tudo, de um indivíduo crítico, cidadão preparado para aprender a criar, a propor, a construir".
Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, em um movimento dinâmico e dialético entre o fazer e o pensar sobre esse fazer. O educador deve voltar-se para si mesmo, adotando uma postura questionadora sobre sua formação e conscientizar-se de que esta deve ser permanente econtínua, acompanhando as transformações da realidade, pois, pensando criticamente a prática atual ou a passada é que se pode melhorar a próxima prática. Ao sermos reflexivos, os fatos ocorridos no dia-a-dia podem ser trabalhados e aproveitados na melhoria de nosso fazer(3).
O Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI para a UNESCO, reafirma a importância da educaçãono desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, apontando que, para este século, "tanto indivíduos quanto os poderes públicos considerarão a busca do conhecimento, não apenas como um meio para alcançar um fim, mas como um fim em si mesmo"(4).
É importante citar a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional (L.D.B.), aplicada ao sistema educacional, queembora seja alvo de críticas, mobiliza as escolas de enfermagem em direção às suas determinações, pois, regulamenta os dispositivos constitucionais, referenciando fundamental-mente a organização do sistema educacional brasileiro. No Capítulo IV, dispõe sobre a educação superior e, no Art. 43, descreve as finalidades da educação nesse nível e, entre elas, as que seguem:
I – estimular a criaçãocultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II – formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; [...](5)
De acordo com a L.D.B., a formação de profissionais ativos na sociedade brasileira é necessáriapara a atuação em setores profissionais específicos, considerando o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
Neste contexto, sentimos a complexa e incômoda posição do educador em enfermagem cotidianamente, diante de uma sociedade da informação (em que a escola não é a única fonte de aprendizagem) que se transforma de modo rápido e exige um profissional competente paraatuar nas diversas áreas. Nossas inquietações levaram-nos ao encontro de um caminho pedagógico para esse enfrentamento: a pedagogia das competências, que visa a trabalhar as aptidões individuais no sentido de efetivá-las em situações reais e em processos complexos, agindo com discernimento.
Por meio de materiais teóricos e autores divulgados no "3º Seminário Internacional de Educação", de 2003,...
tracking img