Radiodocumentario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIODOCUMENTÁRIO
O que é um documentário? Segundo o Novo Aurélio: “(...)2. filme, em geral de curta metragem, que registra, interpreta e comenta um fato, um ambiente, ou determinada situação.” No Michaelis: “1. Exposição de fatos, baseada em documentos. 2. Coleção de documentos(...)” O documentário busca mostrar a verdade sobre um determinado tópico, sobre certo incidente ou local, ou sobrerelacionamentos entre pessoas.
Os documentários falados surgem no final dos anos 20, por influência dos documentários feitos no cinema. Produtores percebem que o formato poderia tornar o rádio mais interessante e “vivo”. Por cerca de quatro décadas, os produtores usaram narradores para contar histórias, ilustradas com música, efeitos sonoros, e atores.
O rádio documentário é uma forma dereportagem onde se permite a montagem, a seleção das representações fragmentadas da realidade. A ordem dessas representações não precisa seguir uma sequencia cronológica, mas uma disposição coerente que facilite a compreensão dos fatos.

O princípio básico é o mesmo. Uma sonora pode ser acrescentada à história, não para repetir o que o repórter disse, mas para acrescentar uma informação nova. “Aprincipal vantagem do documentário sobre a fala direta é tornar o tema mais interessante e mais vivo ao envolver um maior número de pessoas, de vozes e um tratamento de maior amplitude. É preciso entreter e ao mesmo tempo informar, esclarecer e também estimular novas ideias e interesses.” (Mcleish, 2001, p.91)

O Radiodocumentário e dividido em tipos que são separados por temas.
1. Documentáriosjornalísticos que são ligados a questões contemporâneas (Meio-ambiente e poluição, racismo, desenvolvimento urbano, lutas indígenas, reforma agrária, educação...)
2. Documentários históricos irão relembrar e reinterpretar o passado. Podem ser investigativos e reveladores, expondo fatos novos sobre determinado acontecimento.
3. Documentários culturais trazem como tema as artes em geral, permitindoum uso maior de música, poesia e drama.
4. . Documentários de abordagem filosófica ou psicológica
Temas filosóficos: identidade, crença, existência, amor, vingança.
Temas psicológicos: relações interpessoais (familiares, de trabalho, homem e mulher etc...), comportamento humano.
Este trabalho irá usar esse tema, esse tipo de abordagem, mostrando o comportamento masculino principalmente dehomens que são homossexuais como sua orientação sexual.
As linguagens do rádio são inúmeras, citarei algumas para dar clareza ao que o trabalho pede.
- A oralidade deixará uma mensagem com conteúdo para o ouvinte, conteúdo esse que será programado e com objetivo, roteiro, etc
- Ele cria imagens, também chamado de paisagens sonoras onde cada ouvinte pode imaginar de forma diferente os ambientesdescritos, que dependem da imaginação, criatividade e referências a partir de histórias de vida dos ouvintes.
- O rádio é bastante utilizado como pano de fundo, onde as pessoas escutam rádio fazendo outras coisas.
- A mobilidade também é bem legal, pois o rádio pode estar em qualquer lugar.
- A produção é simples, mais há o problema do amadorismo, onde essa produção deve ser feita com boaobservação para que o conteúdo seja firme.
- O rádio tem popularidade, porém os públicos são bem específicos, já que existe um leque de opções, por isso o programa tem que ter algo que prenda a atenção do ouvinte logo no inicio, e consiga isso até o fim do programa.
O rádio proporciona ao ouvinte um clima de intimidade, por isso quando o programa estiver sendo realizado, será usada uma linguagemmais informal, deixando claro para o receptor qual a verdadeira intenção do documentário.
A comunidade LGBT ganha cada vez mais crescimento, fazendo com que essas pessoas ganhem espaço pela mídia. Mas como a imprensa aborda esse tema? Qual a representação e o espaço que a comunidade recebe das mídias e como são mostradas?
A começar pela sigla que sofreu algumas alterações, antes era apenas GLS...
tracking img