Analise organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
06 – Centralização, descentralização, delegação e amplitude de controle.


6.1 – Introdução

Resultados de pesquisas, nas grandes empresas, têm demonstrado, de forma inequívoca, que uma administração eficaz se fundamenta na centralização das decisões finalísticas, compreendendo não só a formulação de políticas e as definições estratégicas, mas também uma acentuada descentralização dasresponsabilidades pelas decisões sobre meios, instrumentais, envolvendo a tradução das políticas em objetivos, metas e atividades.
No processo de descentralização, deve haver uma dosagem adequada, pois não podemos ter uma empresa totalmente centralizada nem completamente descentralizada, competindo aos dirigentes encontrar o ponto de equilíbrio na definição e implementação da política organizacional,segundo as pressões dos ambientes internos e externos à empresa.
Não se pode classificar todas as formas de centralização como eficazes ou ineficazes. O mesmo se aplica à descentralização. Cada forma tem suas vantagens e desvantagens. Se uma organização é muito grande e diversificada, tem limitações de especialização geralmente levam à descentralização da autoridade para chefes de setoresdiferentes. Se a velocidade e adaptação às mudanças são características da empresa, a tendência é para a descentralização. A dispersão geográfica também favorece a descentralização da autoridade. Por outro lado, algumas organizações têm sistemas de comunicações excelentes e rápidas e outras não têm à disposição pessoal adequado, tendem a favorecer a centralização da autoridade.

6.2 – CentralizaçãoUma empresa é centralizada, quando a maioria das decisões são tomadas pelas chefias posicionadas nos seus níveis hierárquicos superiores, ocorrendo uma redução dos centros decisórios.
A centralização ocorre normalmente nas seguintes situações básicas:
- para manter maior nível de integração da empresa;
- para manter uniformidade de decisões e ações;
- para melhor administrar as urgências;- quando o empresário não quer um segundo homem que lhe faça sombra;
- quando a estrutura organizacional da empresa não possibilita a descentralização.
- para aumentar o nível de controle das atividades da empresa.
Existem decisões que são centralizadas na grande maioria das empresas, destacando-se:
- decisões sobre diretrizes que a empresa traçará para atingir suas metas, gerando umapolítica de uniformidade de ação para toda instituição.
- decisões que envolvam custos muito altos, não só em termos financeiros, como também em termos de conceito da empresa, seu posicionamento no mercado etc.
Principais vantagens da centralização:
- menor número de níveis hierárquicos
- melhor uso dos recursos humanos, materiais, equipamentos e financeiros
- melhor possibilidade de interaçãono processo de planejamento, controle e avaliação
- maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos
- decisões estratégicas mais rápidas
- maior segurança nas informações
É bom lembrar que organizações que têm sistemas de comunicações excelentes e rápidos tendem a favorecer a centralização da autoridade. Em situações nas quais não há disponibilidade de pessoal adequado,a organização tende para a autoridade centralizada.



6.3 – Descentralização

A descentralização administrativa existe quando a maioria das decisões processa-se nos níveis hierárquicos inferiores, ou seja, a descentralização coloca os centros decisórios o mais próximo possível dos órgãos de execução.
A descentralização remota à década de 20, quando a GMC conseguiu grande sucesso em seucomplexo industrial, graças à aplicação dessa filosofia, que se apresentaram mais fortemente nas grandes instituições a partir da Segunda guerra mundial.
Segundo D’Estaing a descentralização é um estado de espírito, criado pela administração estratégica que formula os limite dentro dos quais se desenvolve e que assegura as comunicações necessárias e a formação dos homens que o praticam. A...
tracking img