Analise organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Iremos tratar a seguir de ferramentas que são necessárias para a localização de problemas nas organizações. Será apresentado alguns estudos de como elaborar planos estratégicos para essa localização, algumas ferramentas fundamentais para alcançar o resultado, e assim resolver o problema por qual a organização possa estar passando. Será explicado o que cada ferramentarepresenta e também a elaboração de organogramas e fluxogramas, o que quer dizer essa estrutura, pois é o que possibilita melhor compreendimento e leitura dos processos da empresa, assim facilitando descobrir onde há o problema.ANALISE ORGANIZACIONAL: TEORIA E MÉTODOS


1 - O QUE É A ANALISE ORGANIZACIONAL?
A análise organizacional objetiva a identificação dos problemas organizacionais, bem como as ações de resoluções da problemática identificada. Por essa razão, é uma ferramenta importante nadefinição dos sistemas de informações de uma organização.
2 - FERRAMENTA DE ANALISE ORGANIZACIONAL - FAO
Esta ferramenta procura coletar a percepção de membros da organização (uma fatia diagonal) sobre pontos fortes e fracos desta. Esta coleta é baseada na visão e percepção que os membros têm a respeito de cada frente.
Esta ferramenta é um questionário que pode ser aplicado atravésde entrevistas individuais, entrevistas de grupos de focalização ou preenchimento individual de questionário. Ele é dividido em frentes e fornece uma lista dos problemas considerados mais comuns associados a estes.
Sendo assim, o diagnóstico a ser efetuado na etapa de Análise da Situação Atual deve considerar todas estas dimensões, de forma a analisar os problemas sobre os maisdiversos ângulos. Na FAO para cada frente é apresentado um conjunto de afirmações. Os dados coletados são qualitativos na forma de escala de Likert, onde são observadas a presença ou nível de desempenho organizacional e a importância do tópico no contexto da organização. A presença varia de 1 a 5, enquanto a importância varia de 0 a 4 ou de 1 a 5, dependendo do tipo de análise pretendida.2.1- DIMENSÕES OU FRENTES UTILIZADAS NA FERRAMENTA DE ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Burning Platform - Capacidade da organização em formalizar, comunicar e compreender real e objetivamente as ameaças e oportunidades, transmitindo a certeza da necessidade de mudança.
Liderança - Existência de indivíduos que fornece, a direção, as metas, a energia e a confiança necessária para acondução dos processos operacionais e melhoria da organização.
Visão - Existência de uma visão completa e objetiva da direção a ser perseguida pela organização.

Focalização - Capacidade da organização em focalizar os requisitos de seu mercado e focalizar os processos e pontos a serem trabalhados para o atingimento de seus objetivos.

Alinhamento - Capacidade daorganização em alinhar os objetivos de suas áreas e indivíduos com os objetivos maiores da organização.

Crenças e Valores - Existência de valores, crenças e normas que norteiem positivamente as decisões e ações da organização.

Comunicação - Capacidade de distribuição eficiente de informações relevantes à organização em seus processos operacionais e de melhoria da organização.Motivação - Capacidade da organização em motivar os seus elementos a realizar as tarefas necessárias para condução dos processos operacionais e de melhoria da organização.
Participação - Capacidade da liderança em envolver as pessoas nas atividades e capacidade dos indivíduos em participar nos grupos e equipes operacionais e de transformação....
tracking img