Psicologia social - atuações do pisicologo

275 palavras 2 páginas
Psicologia Social - atuações do Pisicologo A Psicologia Social é uma área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia. Seu foco é influencia de um individuo sobre o outro. Um dos temas mais investigados pela psicologia social é a mudança – como implementá-la e como reduzir as barreiras para sua aceitação. Alem disso, os psicólogos sociais também fazem significativas contribuições nas áreas de mensuração entendimento e mudança de atitudes; padrões de comunicação; as formas pelas quais as atividades em grupo podem satisfazer necessidades individuais e o processo de tomadas de decisão em grupo.
Assim, a Psicologia Social no Terceiro Setor representa uma nova forma de praticar e pensar Psicologia, levando em conta fatores sócio-ambientais e culturais para depois se pensar em intervenções sócio-comunitárias, ou seja, intervenções voltadas para auxiliar o desenvolvimento de pessoas, comunidades e regiões, através de programas, projetos ou atividades pontuais.
O papel do psicólogo no Terceiro Setor é fundamental, sendo que este não atuará com interpretações e intervenções clínicas, mas com orientações e ações conjuntas com outros profissionais, propiciando uma melhora na qualidade de vida do indivíduo e de sua família. Estuda a influência e os processos cognitivos gerados pela interação social, ou seja, das conseqüências psicológicas e sociais advindas do ser humano viver em sociedade. Sobre determinado ponto de vista, poderíamos considerar toda Psicologia como sendo Psicologia Social, afinal todos somos humanos que vivem em sociedade. Mas a Psicologia Social guarda especificidades que a asseguram como campo autônomo da Psicologia, a saber, a ênfase na investigação da reciprocidade individuo x sociedade. Também abordaremos neste tópico, outros campos práticos advindos deste estudo como a Psicologia

Relacionados

  • O psicologo nas organizações
    1443 palavras | 6 páginas