Alexandria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEXANDRIA


O trabalho apresenta uma narrativa do filme, assim como comentários críticos sobre as temáticas mais relevantes e pesquisa sobre temas correlatos.















Alexandria

A astronomia e os conflitos religiosos, entre o judaísmo e o cristianismo, enfocam o filme Ágora. A cidade de Alexandria, no Egito, é o cenário da trama ao qual a personagem Hipátia, umafilósofa, leciona para judeus e cristãos, com a companhia de um escravo chamado Davos, ao qual vive uma paixão platônica por sua mestra. O seu pai, um homem idoso e fiel as suas convicções era o diretor da academia. Diversos são os temas sobre estudos e teorias de pensadores e filósofos do passado. A sua grande busca no filme é solucionar como é o funcionamento da órbita da terra em torno do sol. Emmeio a isso, se desencadeia uma discórdia religiosa. De um lado os Judeus que defendem as estátuas simbolizando os Deuses pagãos e de outro os Cristãos que ridicularizam em praça pública os costumes e crenças judaicas. Chegavam a caminhar em brasa, desafiando a morte por parte dos Deuses pagãos. Neste momento o escravo Davos conhece Cirilo, o pregador cristão que fazia ofensas aos judeus. Este lheconvida para entrar e conhecer como era a igreja cristã, e seus rituais, como o compartilhamento do pão com os pobres. Assim o escravo compreendeu que a generosidade era um dos ideais dos cristãos. Com eles aprendeu também uma oração que deveria ser feita quando este precisasse.
Logo após, em praça pública, sob a liderança novamente de Cirilo, os cristãos atacaram as estatuas pagãs, arremessandodiversas coisas. Motivados pelo ódio em relação ás ofensas, os judeus declaram guerra aos cristãos.Um dos diretores da academia convoca os judeus, os armando com espadas e incitando que estes defendam os Deuses.
A luta armada toma conta da cidade, resultando muitas mortes de ambos os lados. Encurralados por maior numero, os judeus se trancam dentro da academia e são mantidos sob vigilância.Nesse momento o escravo Davos, num ímpeto de sua paixão, ele parte em direção a sua mestra e a beija, mas de imediato se arrepende de sua atitude. Então Hipátia o alforria e deixa que ele decida o que fazer de sua vida.
Com o fim parcial do conflito, os judeus se enclausurados, esperam uma definição sob a sua situação. Eis que então o prefeito da cidade ordena que os judeus fossem libertos, mas emtroca teriam que deixar a academia e todo o seu conteúdo para os cristãos. Nesse momento, os judeus tentaram levar em fuga os bens mais preciosos, dentro estes, vários pergaminhos da biblioteca de Alexandria. Os cristãos invadem e destroem tudo que vêem pela frente. Davos até então do lado dos Judeus, se volta contra eles, inclusive apoiando e ajudando Cirilo contra os Judeus. Por fim, pouco sobrouda academia, praticamente só a estrutura.
Mais adiante no tempo, com a cidade restabelecida, os judeus acabaram por ocupar posições de importância no governo, mas ainda sendo dominados pelos cristãos. O escravo Davos, agora unido aos cristãos, se tornou um parabolano, uma espécie de guarda dos costumes do cristianismo.
O prefeito é Orestes, um ex-aluno de Hipátia e que sempre lhe amou sem sercorrespondido desde os tempos academia. Tentava administrar a cidade, que vivia conflitos políticos-religiosos que entre os judeus e os cristãos. O conflito inflou no momento que os cristãos invadiram teatro onde ocorriam apresentações judias. Através do apedrejamento, os cristãos mais uma vez manifestaram o seu ódio contra a pequena colônia judaica que se encontrava em Alexandria.
Os líderesJudeus foram ao prefeito Orestes reclamar sobre o fato ocorrido. No tribunal onde ocorriam às reuniões administrativas, o prefeito acaba não interpondo sobre o fato. A partir de então o povo judeu acaba agindo por conta própria, preparando uma armadilha para os cristãos na igreja se vingando da mesma forma, através do apedrejamento, assim matando muitos cristãos.
Dentre estes conflitos, Hipátia...
tracking img