Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC VIRTUAL
CURSO: ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
PÓLO: FORTALEZA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL











SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL








MAIO/2012
FORTALEZA-CE








INTRODUÇÃO

É surpreendente para nosso grupo constatar que precisamos de uma disciplina de Psicologia Organizacional para nos darmosconta de quão óbvio é a necessidade do estudo das personalidades humanas dentro das organizações para que se possa mantê-las sob controle. Já diziam os gregos, “nosce te ipsum”, ou seja, “conhece-te a ti mesmo”. O auto-conhecimento leva, não somente ao conhecimento das suas próprias fraquezas e potencialidades, como também leva ao melhor conhecimento do outro, ou quem sabe, do reconhecimento daalteridade, da existência de um outro, também possuidor de fraquezas e potencialidades e forças, que podem ser direcionadas para objetivos determinados.
Grandes líderes autocratas, democratas ou revolucionários tiveram algo em comum: capacidade de gerir personalidades! Saber avaliar “quem é quem” dentro de um grupo de colaboradores e melhor colocá-los dentro de um plano estratégico.
Além deconhecer-se e conhecer os outros, sabe-se já que o ser humano precisa de motivação, precisa estar emocionalmente envolvido com um determinado projeto, não necessariamente afeiçoado, mas deve haver emoção envolvida, seja a vaidade do reconhecimento, seja o altruísmo de ajudar aos outros com um resultado final, mas deve existir motivação dentro de uma organização, do contrário, as atividades e as relaçõestornar-se-ão muito mais densas e complicadas.
Outra grande capacidade de um gestor de recursos humanos é saber conduzir as mudanças. O ser humano gosta da segurança, gosta de atingir um determinado patamar e lá permanecer, tanto não querendo descer, para não perder o conforto e o status conseguidos, como tem dificuldade de subir, pois demandam-se esforços maiores tanto mais se queira ir acima e,a acomodação numa situação confortável é algo notório em nós. De modo que, nos processos de mudança, é necessária muita habilidade dos gestores, dos líderes, dos chefes enfim, para conduzi-los reduzindo a ansiedade, o medo, a desconfiança dos colaboradores, obtendo dos mesmos melhores resultados.
Por fim, o gestor de recursos humanos precisa de muitas competências para cuidar da FORMAÇÃO doscolaboradores da organização, para lidar com essa tremenda força, aparentemente sob controle, que é a psique humana!








Roteiro 1: Perfil e Análise da Aula 2

De acordo com a realidade apresentada analisem e postem respostas para as indagações abaixo:

1. Quais os fatores de desenvolvimento da personalidade estão interferindo nas relações de trabalho?

A personalidade é amarca indelével de todo ser humano, a sua singular expressão de ser (aula 01 – Psicologia Organizacional). McGregor, doutor em Psicologia Social, propôs duas visões do ser humano: uma negativa, chamada de Teoria X, e outra positiva, chamada de Teoria Y. McGregor, depois de observar como os executivos tratavam seus funcionários, concluiu que essas práticas revelavam a visão que eles tinham danatureza dos seres humanos – Denise Camargo (2009).

Pelo relato do estudo de caso, percebe-se conflito entre gerações de professores antigos com os novos. Usando como base a teoria X, que tem cunho negativo, chegamos a conclusão que os professores antigos supõem que os alunos (e pessoas em geral) preferem ser dirigidos, e não estão interessados em assumir responsabilidades. Por essa razãoacreditam que seus métodos sejam mais adequados. Por outro lado, os professores novatos, representantes da teoria Y, acreditam que a função essencial do professor é a de desencadear o potencial dos alunos e pessoas em geral, ou seja, “uma pessoa corretamente motivada pode atingir melhor os seus próprios objetivos dirigindo seus próprios esforços para a realização dos objetivos da organização”...
tracking img