Alexandria

Páginas: 9 (2020 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014
1) História do Filme
A história do filme retrata o contexto social vivido pela população da cidade de Alexandria, Egito, por volta do século IV d.C. Um período de grande agitação em virtude dos conflitos entre cristãos, pagãos e judeus. Para desenvolver todo esse contexto, o autor do roteiro utilizou a história da filósofa Hipátia.
Em uma sociedade extremamente conservadora Hipátia destacava-secomo professora de Filosofia, Matemática e Astronomia, na Biblioteca de Alexandria. Considerada um templo do saber dedicado à busca do conhecimento, também servia como templo para culto às divindades das religiões politeístas greco-romanas. Hipátia era solteira e, diferentemente das mulheres de seu tempo, não desejava casar-se. Sua vida era dedicada à busca pelo conhecimento. Especialmente emdescobrir o funcionamento da órbita da terra, passava seus dias entre as aulas que ministrava e procurar uma resposta para tal indagação. Estava sempre acompanhada de seu escravo pessoal Davus, que secretamente a amava. Entre os vários alunos que frequentavam suas aulas na biblioteca, destacavam-se Orestes, que mesmo demonstrando seu amor por ela, não era correspondido e Sinésio, que era adepto docristianismo.
Nesse período a diversidade religiosa já se apresentava bastante acentuada na sociedade eram crescentes os conflitos entre os seguidores das religiões politeístas greco-romanas, judeus e cristãos. Estes últimos ganhavam cada vez mais espaço. Por conta desses conflitos e para se efetivarem diante da sociedade, os cristãos acabaram por destruir a biblioteca de Alexandria, tendo comomotivação uma investida anterior realizada pelos alunos e alguns mestres da biblioteca. Ainda assim, Hipátia seguiu ministrando suas aulas em casa. Orestes tornou-se prefeito de Alexandria, mas, se mantinha fiel ao amor por Hipátia e diante das decisões importantes que tinha a tomar, sempre consultava sua amada; Sinésio ordenou-se bispo da igreja católica e Davus, que fora alforriado por Hipátiaenfrentava o conflito de seguir e manter-se fiel à fé cristã e deixar-se dominar pela paixão que sentia por Hipátia. Em meio ao desenrolar das histórias desses quatro personagens que se entrelaçam, aparece o líder da Igreja Católica Cirilo, que para fazer valer a força crescente do Cristianismo, usa a ligação entre Orestes e Hipátia para enfraquecer o poder romano diante da sociedade. Cirilo buscanas escrituras argumentos para mostrar à população que Orestes deixava-se ser influenciado por Hipátia, que em virtude de ter um comportamento diferente da maioria das mulheres de seu tempo, era acusada de ser ateia e bruxa.
É justamente em torno das histórias e desses conflitos que o filme expõe a realidade social daquela época. O roteiro deste filme foi muito bem escrito e produzidopossibilitando de uma maneira simples reflexões acerca de temas relacionados à filosofia, religião e política.
2)Análise comparativa de passagens importantes do filme com o que tem sido estudado na disciplina Ciência Política e Teoria Geral do Estado.
Podemos perceber ao longo do desenrolar do enredo do filme Alexandria, vários pontos importantes, que se encontram entrelaçados com o conteúdo estudado nadisciplina até o momento. Dentre eles é válido destacar:
1- A postura de Hipátia
Assemelha-se à figura do homem justo de Platão, um homem virtuoso cuja alma racional deveria ser superior. Hipátia o tempo todo demonstrava isso, ao deixar-se guiar pela razão. Para Platão, assim com para Hipátia a plenitude humana coincidia com o aperfeiçoamento da razão. Daí sua opção de viver segundo suasconvicções, diferentemente das mulheres de sua época. E o fato dela ser uma filósofa, reforça o pensamento de Platão quando ele não percebia distinção entre homens, mulheres e escravos, desde que este tivessem as mesmas condições para terem acesso ao conhecimento.
2- Davus
Davus vivia o conflito fé x paixão x razão. Alma irascível x alma desejante x alma racional. No momento em que ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alexandria
  • alexandria
  • Alexandria
  • alexandria
  • Alexandria
  • Alexandria
  • Alexandria
  • Alexandria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!