5S organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[1]








HOUSE KEEPING - 5S




Cinco pontos-chaves para o ambiente da Qualidade Total

















Resenha do livro de Takashi Osada

A Revolução dos 5S



É possível eliminar o desperdício, ou seja, tudo aquilo, que gera custo extra, em cinco fases, com base no método 5S, surgido no Japão no fim da década de 60. Foi um dos fatores para arecuperação de empresas japonesas e a base para implantação dos métodos de Qualidade Total naquele país.

Sua proposta básica consiste em olhamos ao redor e encontrar espaços para melhorias, pois age como um espelho que reflete nossas atitudes e padrões comportamentais. Mesmo assim, muitas vezes fechamos os olhos e preferimos não encarar o que vemos.

Muitos dos problemas cotidianos queencontramos seriam solucionados se simplesmente prestássemos mais atenção às atitudes e comportamentos. Para os criadores do método, ignorar tais aspectos é a marca de uma mente preguiçosa e de uma atitude indolente.

Embora o movimento dos 5S resulte, obviamente, em grandes melhorias nas áreas de trabalho, sua contribuição mais importante é no sentido de mudar a forma como as pessoasencaram seu trabalho e o que fazem, propiciando oportunidades para que as pessoas vejam as coisas mais claramente.

Para sua implantação é preciso fazer com que todos participem. Suas etapas são simples. Difícil é dar continuidade a elas. Para isso, é necessário determinação, persistência e cooperação. Mas, essa combinação, por sua vez, cria uma nova idéia de identidade de grupo e um melhorclima na empresa.

Não importando o quanto se domine a teoria, é importante começar via ação. Só a ação gera resultados. E essa ação tem o poder de mudar como as pessoas vêem as coisas. Tem o poder de transformá-las. É gerenciamento no seu melhor sentido.

Todas as partes do processo dos 5S são importantes. Todo o passo tem o potencial de abrir os olhos de toda a organização. Os 5Spropõem-se a ser a melhor forma de acabar com as perdas, sendo adotados na indústria eletrônica e de equipamentos de precisão, duas tecnologias de ponta.

As atividades dos 5S são atitudes que as pessoas tomam e as coisas que as pessoas fazem. E os resultados são diretamente proporcionais ao esforço dispendido. No entanto, é difícil quantificar os resultados e essa prova empíricatransforma algumas pessoas em céticos. Não obstante, os 5S são importantes para qualquer coisa e os resultados provavelmente aparecerão. Um número cada vez maior de empresas passa pela mesma experiência.

Seus conceitos básicos são simples, mas podem ter um profundo significado no local de trabalho. Entretanto, como fazem parte da linguagem comum, as pessoas tendem a pensar que não sãosofisticados e, portanto, não são modernos.

Como são ideogramas japoneses, a tradução dos diversos autores tende a dar-lhes significados diferentes. É essencial certificar-se de que as palavras têm o mesmo significado para todos - que todos estão fazendo a mesma coisa.





[pic]

Seiri


Significado

Senso de organização e de descarte de coisas desnecessárias.

Cadapessoa deve saber diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar disponível. Eliminando-se o que não é necessário pode-se concentrar apenas no que é útil. Logo, todo ambiente deve ser organizado, distinguindo o necessário do desnecessário e descartando o desnecessário.

Organizar significa colocar as coisas no lugar certo. Significa resolver as causas dos problemas.Este item é de prioridade máxima dentre os 5S. Comece com organização no ambiente de trabalho. Existem pilhas de coisas das quais não precisamos. Livre-se delas. Isso é fundamental para o gerenciamento cotidiano.

O processo tem que começar de cima, já que o empregado normalmente está tão envolvido em seu trabalho e tão acostumado à forma através da qual as coisas são feitas que não nota...
tracking img