As barreiras comportamentais encontradas durante o processo de mudança organizacional na implantação do programa da qualidade 5s na rádio e televisão educativa do paraná

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS BARREIRAS COMPORTAMENTAIS ENCONTRADAS DURANTE O PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DA QUALIDADE 5S NA RÁDIO E TELEVISÃO EDUCATIVA DO PARANÁ
Edílson da Costa*
Carlos Duarte Costa**
Cláudia Rocha Ribeiro
Lenimar Vendruscolo Mery de Jesus
Rodrigo Quirino da Cunha
Valmir Costacurta

RESUMO
Um dos principais problemas enfrentados pelas organizações durante umprocesso de mudança, são as barreiras comportamentais criadas pelos indivíduos envolvidos no processo. Este artigo tem como objetivo destacar as dificuldades encontradas com a implantação do Programa da Qualidade 5S, na Radio e Televisão Educativa do Paraná – RTVE, localizada na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Entretanto durante a implantação deste projeto, surgiram problemas de ordemcomportamental que interferiram diretamente no desenvolvimento e posteriormente no resultado esperado das mudanças propostas.

Palavras chave: BARREIRAS COMPORTAMENTAIS, PROGRAMA DA QUALIDADE 5S, MUDANÇA.

ABSTRACT
Um dos principais problemas enfrentados pelas organizações durante um processo de mudança, são as barreiras comportamentais criadas pelos indivíduos envolvidos no processo. Este artigo temcomo objetivo destacar as dificuldades encontradas com a implantação do Programa da Qualidade 5S, na Radio e Televisão Educativa do Paraná – RTVE, localizada na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Entretanto durante a implantação deste projeto, surgiram problemas de ordem comportamental que interferiram diretamente no desenvolvimento e posteriormente no resultado esperado das mudançaspropostas.

Key Words: BARREIRAS COMPORTAMENTAIS, PROGRAMA DA QUALIDADE 5S, MUDANÇA.

INTRODUÇÃO
O cenário atual vivenciado pelas organizações exige que as empresas, para manterem-se competitivas, invistam em ferramentas que propiciem a redução dos seus custos operacionais e aumentem a sua produtividade.
No mundo globalizado onde os serviços ou produtos oferecidos aos consumidores podem seradquiridos de qualquer parte do globo terrestre, a Qualidade e os preços oferecidos têm de ser compatíveis com essa nova realidade.
Os mercados passam de regionais para mundiais, produtos e serviços podem ser produzidos de maneira que a sua inserção seja aceita nesse contexto e mesmo que a empresa não tenha condições de distribuir o seu produto globalmente, seus gestores devem ter a percepção quealguns de seus possíveis concorrentes poderão fazê-lo. Portanto, a preocupação não se restringe apenas à concorrência local, mas sim a mundial.
Para as empresas enfrentarem esse novo mercado faz-se necessário repensar os seus processos produtivos, de maneira a aumentar a sua competitividade, qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, redução de custos, e ampliação da margem de lucro oferecidaaos seus acionistas, garantindo assim a sua permanência no mercado.
Nesse contexto, os programas da Qualidade são utilizados para auxiliar as empresas a posicionarem-se no mercado. Dentre as várias ferramentas da Qualidade utilizadas, tais como: FMEA (Failure Mode and Effects Analysis - Análise dos Modos de Falha e Efeito); Kanban; Kaizen; CCQ (Círculo de Controle da Qualidade); TQC (Total QualityControl – Controle da Qualidade Total); PDCA (Plan, Do, Check, Action – Planejamento, Execução, Controle e Ação); Diagrama de Hishikawa; Diagrama de Pareto; Histograma; Brainstorming; Programa da Qualidade 5S; entre outras.
O objeto de estudo é uma empresa Estatal do setor de Comunicação denominada Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) localizada na Rua Julio Perneta, nº. 695, bairroMercês no município de Curitiba, estado do Paraná. A principal finalidade da RTVE é a promoção de atividades educativas e culturais para o estado do Paraná.
A empresa decidiu implantar um sistema para otimização de seus processos administrativos, redução de desperdícios e padronização. O programa escolhido foi o 5S, por atender plenamente esses requisitos e seu custo de implantação ser baixo....
tracking img