Modelo de Qualidade 5S como cultura organizacional

Páginas: 11 (2670 palavras) Publicado: 14 de maio de 2015
Modelo de Qualidade 5S como cultura organizacional

As empresas vêm se deparando rapidamente com a equalização do nível tecnológico, resultado do desenvolvimento acelerado dos meios produtivos e do acesso facilitado a eles. Como forma de agregar valor aos produtos e apresentar um diferencial, as corporações tem voltado a atenção para a evolução nas relações humanas, buscando desenvolver acultura empresarial adequada ao seu crescimento. O modelo de qualidade 5S pode ser o ponto de partida para esse processo.
Há quem diga que praticar o modelo de qualidade 5S é praticar “bons hábitos” ou “bom senso”. Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples. Isto porque a essência dos conceitos é a promoção demudança de atitudes e hábitos das pessoas. Hábitos e atitudes construídos e incorporados pela convivência e experiência das pessoas ao longo de suas vidas.
Ao tomarmos conhecimento de conceitos tão óbvios, somos seduzidos a iniciar imediatamente a sua implantação. Mas as atitudes e hábitos decorrentes da prática do modelo de qualidade 5S vão se chocar com hábitos e atitudes incorporadas na nossamaneira de ser e agir.
A dificuldade de “romper” com os conceitos e pré-conceitos arraigados em nós passa a ser um aspecto crítico da implantação. É preciso que seja criado um clima adequado e condições de alavancagem da mudança. É necessário dar suporte àqueles que estão conseguindo “romper” e ajudar àqueles que ainda não o fizeram, para que possam seguir a mesma direção do grupo. O rompimentodeve ser coletivo para que possa se perpetuar, removendo, de forma definitiva, velhos hábitos e atitudes e substituindo-os por novos e melhores.
A prática destes conceitos de maneira forçada pode promover uma mudança apenas aparente, existente até que cesse a força que o impeliu a adotar aquela atitude de falsa mudança.
Portanto, a implantação do modelo de qualidade 5S precisa ser sistematizada eplanejada em todos os passos para garantir a longevidade da mudança incorporada pela adoção desses conceitos. Quanto maior e mais complexa a organização, maior será a necessidade desta estruturação e mais detalhada ela deverá ser.
A filosofia é calcada na educação, portanto profunda, com práticas simples, que promovem o crescimento contínuo das pessoas, em um aperfeiçoamento constante da rotina dotrabalho diário e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida no trabalho. É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (ambiente, equipamentos, máquinas, linha ou células de trabalho), de procedimentos e de atitudes. Em qualquer organização humana, o modelo de qualidade 5S prepara o ambiente para mudanças duradouras, por serde simples compreensão e fácil aplicação, gerando resultados visíveis e imediatos.
O modelo de qualidade 5S é o próprio bom-senso em ação, de modo que pode ser ensinado, aperfeiçoado e praticado para o crescimento pessoal e profissional, individual ou coletivamente. Deve se transformar em hábito, resultando em cultura da empresa.
O empresário deve ser o principal incentivador, por convicção, doprocesso de implantação do modelo de qualidade 5S na empresa. A liderança é fator fundamental para os melhores resultados e sucesso do programa.
No Japão, país de origem da filosofia, os donos das empresas sentem-se à vontade para tirar a gravata, arregaçar as mangas e, de baldes e vassouras em punho, limpar fábricas junto com os operários. O sucesso do modelo de qualidade 5S naquele país tem relaçãocom as características na formação do caráter do povo japonês, mais voltado ao ganho coletivo do que individual.
Portanto, é necessário enfatizar que o modelo de qualidade 5S resulta em ganhos coletivos para a empresa e para o indivíduo.
ORIGEM DO MODELO DE QUALIDADE 5S
O modelo de qualidade 5S é uma prática desenvolvida no Japão na década de 60, durante a sua reconstrução após a II Guerra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo De Qualidade 5S
  • Gestao da qualidade
  • Cultura organizacional resumo kanban e 5s
  • Modelo de Gestão e Cultura Organizacional
  • Modelos metais e cultura organizacional
  • Modelo De Gest O E Cultura Organizacional
  • Qualidade de vida no trabalho e a cultura organizacional
  • CULTURA ORGANIZACIONAL, ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!