O Estresse no ambiente de trabalho

Páginas: 25 (6236 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
1.1. CONTEXTUALIZAÇÃO


O nosso trabalho tem como objetivo principal a contextualização do estresse no ambiente de trabalho da técnica em secretariado.
Muitas pessoas reconhecem o estresse como um mal do século, que de certa maneira está correto, pois de fato ele atinge uma grande parte da população empregada.
Muitos pensam que o estresse existe por si só, mas na realidade ele depende devários fatores, por isso será analisado para assim entendermos mais sobre o assunto.


1.2. PROBLEMÁTICA


Quais as consequências do estresse no rendimento e no cotidiano da secretaria e indicar as possíveis soluções para amenizá-lo.


1.3. OBJETIVO GERAL


Mostrar que o estresse no ambiente de trabalho da secretaria pode causar forte pressão psicológica tornando seu dia-a-diaangustiante.


1.3.1. OBJETIVO ESPECÍFICO


Indicar as possíveis causas do estresse e possíveis soluções, no cotidiano do profissional de técnico em secretariado.


1.4. JUSTIFICATIVA


São vários os fatores que interferem no cotidiano do profissional de técnico em secretariado, um deles é o estresse. Pesquisas das ultimas décadas vêm mostrando consequências negativas do estresse, que vão seagravando ao mesmo tempo que se desenvolve a sociedade moderna.
Neste trabalho serão apontadas as causas do estresse, suas consequências e as possíveis alternativas para evitá-lo, desenvolvendo um entendimento mais detalhado sobre o assunto.


1.5. METODOLOGIA


A metodologia usada neste trabalho de uma forma geral foi pesquisas em sites da internet, livros e a pesquisa de campo.Buscamosapresentá-las de uma forma organizada que conseguisse responder a problemática do trabalho.








1. SECRETÁRIA


1.2- A ORIGEM DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO


A profissão de secretária não tem sua origem muito clara. Através de pesquisas históricas, percebemos que uma função parecida com a de secretária nasceu dos escribas e teve grande destaque em toda a idade Antiga, junto com ospovos que desenvolveram a escrita e o comércio. Depois que os séculos passaram a profissão continuou tendo um forte destaque. Já a partir da Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra a profissão teve um salto, exigindo não só as simples tarefas como anotar alguns recados, fazer algumas arrumações em papéis e documentos, mas exigindo a assessoria para a nova estrutura empresarial que estavanascendo.
As mulheres ainda estavam reservadas as funções mais desqualificadas, entretanto, com o acontecimento das duas grandes guerras, as empresas procuraram a qualificações das mulheres devidas a falta da mão-de-obra masculina.
Por volta do ano de 1935, que o termo secretária serviu para dar nome aquela profissão que a principal ferramenta de trabalho era a máquina de escrever. Com o passardo tempo as tarefas não era mais uma simples datilográfica, mas também começou a desempenhar a função de arquivar, anotar recados, receber e efetuar ligações telefônicas e outras.
Assim os “chefes” perceberam que poderiam delegar mais funções, além das tarefas mecânicas, começando a exigir um conhecimento mais técnico, passando a administrar a agenda de compromisso, receber e encaminharvisitantes e até mesmo opinar nas decisões gerenciais.
Nos dias de hoje o ato de secretariar é uma atividade quase exclusivamente feminina, tendo exceção da área pública, aonde o cargo geralmente é ocupado por homens.


1.2-AS CARACTERÍSTICAS DA TÉCNICA EM SECRETARIADO


Geralmente a profissional da área de secretariado trabalha em um escritório e desempenha várias funções como a de organização,contas a pagar e receber, encarrega- se de toda a parte burocrática da empresa, arquivando e organizando todos os papeis, fazendo o intermédio com os clientes e pessoas físicas com o seu chefe.
É uma profissão que aprende desde sempre ter o sigilo profissional, que nada, mas é do que confidencial o que ocorre durante a jornada de trabalho.
É sempre uma profissional muito eficaz, que tem que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estresse no ambiente de trabalho
  • estresse no ambiente de trabalho
  • Estresse no ambiente de trabalho
  • ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Estresse no ambiente de trabalho
  • ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Como administrar o estresse no ambiente de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!