Estresse no ambiente de trabalho

Páginas: 13 (3126 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013




Curso de Psicologia



Daiara Monteiro
Eduarda Rui
Lucilene Pereira Dos Santos
Renata Endres Dalmolin






Transtorno Global do Desenvolvimento na escola





Professor Supervisor: Rafael W. de Oliveira




Caxias do Sul
2013




DAIARA MONTEIROEDUARDA RUI
LUCILENE PEREIRA DOS SANTOS
RENATA ENDRES DALMOLIN




Transtorno Global de Desenvolvimento na escola




Relatório da Atividade Prática Supervisionada apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do curso de Psicologia.




Prof. Rafael W. de OliveiraCaxias do Sul
2013
Sumário






























1 INTRODUÇÃO

Em este estudo se aborda a influência do Transtorno Global de Desenvolvimento no desenvolver escolar em crianças de 6 a 10 anos. Sendo um fator de grande importância que apresentam dificuldades na criança em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual edemonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas, podendo estabelecer contato por meio de comportamentos não verbais. Portanto, o objetivo geral deste relatório foi analisar a interferência que TGD possui no desenvolvimento da criança na escola.
"A criança deficiente é a criança que se desvia da média ou da criança normal em características mentais, aptidões sensoriais, característicasneuromusculares e corporais, comportamento emocional e social, aptidões de comunicação e múltiplas deficiências, até a ponto de justificar e requerer a modificação das práticas educacionais ou a criação de serviços de educação especial no sentido de desenvolver ao máximo as suas capacidades." (SOUZA Gleison; web 2008);
O referente trabalho buscou conceituar o TGD, inseri-lo no ambiente escolar eentender como ele influência no desenvolvimento escolar de crianças de 6 á 10 anos.Foi escolhido o TGD na escola e sua interferência no desempenho escolar,pois é uma doença mental que vem se expandindo gradativamente. 











1.4 JUSTIFICATIVA

Será abordado esse tema atual, mas pouco conhecido, o Transtorno Global de Desenvolvimento na escola, devido ser considerado umtranstorno de exclusão nas escolas e até mesmo na sociedade. Esse transtorno causa prejuízos severos na interação social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e não verbal, comportamentos, interesses e em atividades estereotipadas que costuma se manifestar nos primeiros cinco anos de vida. Será buscado conceitos a respeito do TGD, identificando aspectos psicossociais de crianças comtranstorno de 6 a 10 anos, averiguando dificuldade e habilidades das mesmas.

2 Fundamentação TEÓRICa
2.1 Transtorno Global de Desenvolvimento

Esse transtorno pode ser considerado um transtorno de exclusão, podem ser diagnosticadas crianças com TGD as que não apresentarem sintomas suficientes para ter a Síndrome do Autismo, ou também, as que apresentarem sintomas de vária Síndromes. Essetranstorno causa prejuízos severos na interação social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e não verbal, comportamentos, interesses e em atividades estereotipadas.

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestarem-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados erepetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

2.2 A criança com TGD ao ingressar na escola

Trabalhar com crianças que apresentam TGD tem sido uma experiência nova para muitas escolas e também para as crianças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Estresse no ambiente de trabalho
  • Estresse no ambiente de trabalho
  • estresse no ambiente de trabalho
  • ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Estresse no ambiente de trabalho
  • ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Como administrar o estresse no ambiente de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!