Motivograma

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 27 de maio de 2015
Motivograma
Atualmente, este é um tema que me interessa muito. Eu ouço muitas coisas sobre motivação de pessoas todos os dias. Acredito que este é um dos aspectos mais complexos em uma organizaçãopois está ligada ao comportamento humano. Meu objetivo aqui não é explicar o que pode ou não motivar um time, preciso estudar bastante antes. Mas quero dividir aqui, duas coisas muito importantes queaprendi sobre motivação na minha aula de gestão de pessoas.
A primeira delas é que ninguém é capaz de motivar ninguém. Sim, isso mesmo. Você só tem capacidade para motivar uma pessoa em todo o mundo. Eesta pessoa é você mesmo. É impossível motivar outra pessoa a fazer qualquer coisa. A palavra automotivação, que encontramos em vários artigos, é um pleonasmo. Assim, não podemos jogar aresponsabilidade de estar motivado sobre o chefe, a empresa, o líder. Porém, a empresa, o chefe ou o líder podem criar condições para que sua equipe se motive.
Muitas vezes, a empresa trabalha com o foco de criarcondições de motivação para os colaboradores. Porém muitos ainda sentem-se desmotivados. Por que isso acontece? Esta foi a minha grande descoberta. Isso ocorre porque as pessoas não conhecem o seureal perfil de motivação. Muitas pessoas culpam sempre o salário. Mas será que ganhar mais é sempre a solução? Eu digo que não. Mais uma vez o autoconhecimento mostra-se chave do sucesso profissional. Épreciso conhecer-se e saber o que realmente te motiva a ir trabalhar todos os dias.
A Sandra Liger, responsável por este curso no INPG, nos aplicou um teste fácil para identificar o perfilmotivacional. Ele está disponível na aqui. Há um outro formato que encontrei aqui, porém eu aconselho fazer o primeiro pois foi o que eu fiz. Este teste é chamado de Motivograma e ajuda a conhecer nossasnecessidades e o que nos motiva. Depois de responder ao teste e completar o gráfico de nível de necessidades insatisfeitas, vamos descobrir em qual sistema de necessidades nos encaixamos.
Os sistemas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!