Tipos De Ectoparasitas

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 27 de maio de 2015
 O nosso clima tropical favorece a infestação de algumas pulgas, são elas . A pulga tem um ciclo de vida de 12 a 174 dias. Pulga macho e pulga fêmea se alimentam de sangue do seu hospedeiro, a fêmea ingere mais sangue, porém com frequência menor que o macho. As fezes da pulga podem ser vistas a olho nu no corpo de animal infestado, são de uma coloração avermelhada, pois ao se alimentaremelas excretam grande quantidade de sangue digerido. Depositam 2000 ovos durante sua vida, em média 50 ovos por dia.
As doenças que podem causar são: DAPP (Dermatite Alérgica a Picada de Pulga) - causada pela saliva da pulga que contém aminoácidos, fósforo, material fluorescente, compostos aromáticos e polipeptídios, conferindo hipersensibilidade aos animais. A coceira que isso faz o animal sentir,faz também com que caiam os pelos. Posteriormente os animais são acometidos por infecções secundárias (por bactérias e fungos).
Entre Carrapatos Somente 5% dos carrapatos são encontrados em animais, o restante 95% está no ambiente em forma de ovos, larva, ninfa e adulto.
A principal espécie encontrada no Brasil que é o Amblyomma cajenense, parasita desde animais de sangue frio até os de sanguequente, incluindo o homem. Tem 3 estágios evolutivos, e cada estágio se dá em hospedeiro diferente. Popularmente conhecido como carrapato estrela, e quando jovem conhecido como "micuim" e possui 3 pares de patas neste estágio.
Ele fica esperando seu hospedeiro em topo de vegetações ficam aos milhares. As fêmeas sugam o sangue de seu hospedeiro para realizar a ovo posição, que neste gênero decarrapatos é feita uma vez ao ano. Quando adulto resiste por até 2 anos no ambiente sem se alimentar, a Ninfa sobrevive 1 ano e a larva por até 6 meses. Doenças transmitidas pelo carrapato: BABESIOSE - Transmitida pela picada de um carrapato infectado. Ela entra na hemácia (glóbulo vermelho) do hospedeiro e se reproduz, causa a destruição das células do sangue (hemólise), podendo levar à anemia,aumento de baço e culminar na morte do mesmo se não receber o tratamento veterinário adequado o mais rápido possível.
ERLIQUIOSE - Também pela picada do carrapato infectado. Ela entra nos leucócitos e lá se reproduz. Por se reproduzir nas células de defesa do hospedeiro, este fica mais susceptível a outros tipos de infecções, com a redução do número de plaquetas, diminuindo sua capacidade de coagulaçãopodendo levar á morte.
- FEBRE MACULOSA - é uma doença muito grave, sendo conhecida como doença das montanhas rochosas é causada pela Rickettsia rickettsii (por carrapato infectado). Causa febre, hematomas na pele, sinais neurológicos, aumento de fígado e baço culminando na morte do hospedeiro. A febre maculosa é uma zoonose*.
- DOENÇA DE LYME - Pouco conhecida e sem muitos relatos no Brasil. Ohospdeiro contamina-se pela picada de um carrapato infectado, apresenta febre esporádica e vermelhidão (eritema) no local da picada. De difícil tratamento, após o eritema sumir em alguns dias, o hospedeiro começa a apresentar dores articulares e alterações neurológicas. Também é uma zoonoses
BICHEIRA - é atraída ao hospedeiro por meio de feridas abertas e secreções, ali pousam nos animais edepositam até centenas de ovos, larvas se desenvolvem e viram moscas adultas,danificando vários tecidos, causando infecções secundárias podendo culminar na morte do animal. Também necessita de intervenção de um médico veterinário.
As sarnas são doenças da pele causadas por alguns parasitas. São mais encontradas nos cavalos, carneiros, coelhos e cães, bem como nos bois, gatos e aves. Também o homem éatacado por essas doenças. Os parasitas que produzem as sarnas são da "família" dos carrapatos, mas muito menores do que eles. Alimentam-se da pele, sangue e outros líquidos dos animais que atacam. Uns vivem em cima da pele e outros em túneis que cavam dentro da pele dos animais. Reproduzem se muito e com tanta rapidez que, em 90 dias, um só casal pode ter um milhão e quinhentos mil descendentes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ectoparasitas
  • Ectoparasitas
  • Ectoparasitas
  • Ectoparasitas
  • Ectoparasitas
  • Tcc Ectoparasitas
  • Descrição dos ectoparasitas
  • Trabalho de Ectoparasitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!