UNIP Trabalho De TSP

Páginas: 7 (1581 palavras) Publicado: 27 de maio de 2015
Humanismo
Foi um movimento que surgiu na Europa, onde colocava o homem como o centro de todas as coisas. Antigamente Deus estava no centro, depois o homem passa a ser o centro (O homem rompe com Deus e passa a ser o centro). Este homem do Humanismo antes não podia pensar e agir, só se fosse de acordo com Deus. Então com o humanismo, o homem passa a ser valorizado. O homem para o humanismo era umser iniciante (Ele esta sempre começando) um ser que começa a sentir, a se conhecer e deixa a ideia de causa e efeito. Uma filosofia que nasceu nos primórdios do séculoXIV, movimento ligado ao Renascimento e que vem romper com Deus, promovendo uma valorização do homem, um ser com totalidades.

Psicologia Humanista
Surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideiasde análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pelaPsicanálise(Critica a Psicanalise, teoria baseada no passado, no inconsciente, parte biológica do ser. E no Behaviorismo, elementarista, mecanicista, pois mexia com animal e maquina e o foco deveria ser o ser humano). O humanismo vem com a ideia de colocar que o homem é umser de potencialidades, dono de sua historia, rompe com Deus. A grande diferença do Behaviorismo para o humanismo era que o humanismo não aceitava essa ideia do ser humano como maquina ou animal, sujeitos de processos de condicionamento (E-R). O Humanismo tenta busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico.
Sai de uma abstração do inconsciente e vai para uma atitudeconcreta (Presente, aqui e agora). Prega olhar para o hoje, para as possibilidades (para o humanismo você e um ser de possibilidades e potencialidades).



Abraham Maslow (1908-1970)
Considerado o pai do Humanismo, acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este o nível mais alto da existência humana. Maslow criou a existência de níveis (Pirâmide) a seremsatisfeitas, foi proposta por ele através da hierarquia das necessidades (Essas necessidades são inatas) e isso faria que o ser humano fosse buscando sua auto-realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas. Maslow acredita que conseguimos chegar ate a auto-realização (você nasce bom, é corrompido e consegui resgata essa bondade se realizar todas as etapas da pirâmide). Trás um enfoque humanizadodo aparelho psíquico, em outras palavras, focaliza no homem com detentor de liberdade, escolha.

Carl Rogers (1902-1987)
Outro grande teórico da Psicologia Humanista teve seu trabalho pautado no valor do individuo.Sua visão humanista surgiu através do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas. Ele trabalhou com um conceito semelhante ao de Maslow, a que deu o nome de tendência atualizante,que é a tendência inata de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais (a sua infância é um dos determinantes do que você é hoje). Cria a abordagem centrada na pessoa (trabalha com a pessoa em seus dois níveis, polo+ e polo - e não com o problema).  
Para ele, a capacidade do indivíduo de modificar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos, fornece a base para a formaçãode sua personalidade. O humanismo trabalha não só com o problema, e sim com o sentido nisso para sua vida.




Fenomenologia
FENÔMENO: Aquilo que se mostra que aparece a nós. Aparece a nós primeiramente pelos sentidos.
LOGIA: Capacidade de Refletir, um discurso esclarecedor.
O Fenômeno começou a ser estudado comFranz Brentano, (1838-1917)propôs o estudo da consciência. O Fenômeno é umacontecimento que emerge para a consciência de acordo com a percepção (Algo que emerge instantaneamente, que te surpreende, contanto é puro e só depois se pensa sobre ele). Nos pega de surpresa, vai de acordo com minha percepção, meu contato com o fenômeno, como eu percebo e com o que eu faço com isso (Depende da minha percepção).
Método Fenomenológico: Define com uma volta as coisas mesmas (Acesso a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de TSP
  • TRABALHO TSP EXAME
  • trabalho unip
  • Trabalho unip
  • Trabalho Unip
  • TRABALHO UNIP
  • trabalho unip
  • Trabalhos unip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!