Introdu O

Páginas: 8 (1925 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
I- Introdução
Atitude social é o processo da consciência individual que determina a real ou possível actividade do indivíduo no mundo social. Para alguns autores é ainda a tendência de agir da maneira coerente com referência a certo objecto.
Atitude Grande parte da conduta humana, sobretudo a conduta social, seria inexplicável sem o conceito de "atitude", que tem recebido diversas interpretaçõesna psicologia moderna.
O americano Gordon Allport definiu a atitude como uma disposição nervosa e mental, fruto da experiência e que exerce uma influência dinâmica e orientadora sobre todos os objectos e situações com os quais guarda alguma relação. Nesse sentido, pode-se considerar a atitude como uma forma de motivação social (portanto, de carácter secundário em relação à motivação biológica, detipo primário), que impulsiona e orienta a anão para determinados objectivos ou metas.
Além dos processos motivacionais, é possível encontrar na atitude componentes cognitivos e afectivos. De fato, tem-se conjecturado sobre a interconexão entre as variáveis de carácter emotivo da personalidade, isto é, a relação entre os traços do temperamento e as atitudes.









1.1- Fundamentação TeóricaPor outro lado, cabe definir as atitudes como algo mais distante das "tendências" e mais próximo das "convicções", que guiam a acção mediante o reforço da orientação para um determinado objectivo. Nessa perspectiva, uma atitude é menos específica que um motivo, uma vez que não se refere a uma tendência realmente existente, mas somente à probabilidade de que ela possa ocorrer em determinadascircunstâncias. Outra diferença entre motivo e atitude residiria no carácter relativamente variável do primeiro frente à maior persistência da segunda, que seria uma disposição geral do indivíduo de enfrentar os fatos de determinada maneira.
Na linguagem geral, o termo tende, porém, a ser particularizado: fala-se, assim, de uma atitude agressiva perante certas situações por parte de uma pessoa, o que nãoimplica que ela possua, habitualmente, uma personalidade agressiva.
As atitudes sociais são predisposições a comportamentos em determinadas situações, derivadas de valores internalizados durante o processo de desenvolvimento de cada pessoa. As atitudes não são observadas directamente, mas sim inferidas. Representam nossos gostos e desgostos, nossas afinidades e aversões por determinadas situações.Desempenham funções específicas para cada pessoa, servindo como ajuda à formação de ideias mais estáveis da realidade e servem de base para situações sociais importantes. Atitude social é uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afectiva pró ou contra um objecto social definido, que dispõe a uma acção coerente com as cognições e afectos relativos a esse objecto.Ainda segundo o autor, quando não se gosta de pessoas pertencentes a um determinado grupo, necessariamente há uma série de pensamentos relativos a tal grupo e, ao se encontrar um membro desse grupo, manifesta-se, por meio de acções específicas, a falta de simpatia. Os elementos (afecto, cognição e comportamento) influenciam-se mutuamente, pois, há uma Tendência a fazer com que esses elementossejam coerentes, isto é, ao ser contra algo, há uma cognição acerca desse algo que justifica ou explica o
Sentimento negativo e, por consequência, há uma tendência em se comportar de forma hostil em relação a tal objecto. Durante as relações interpessoais surgem manifestações de vários fenómenos psicológicos como os afectos e dês afectos, dentre os quais, as
Formações de atitudes, estereótipos,preconceitos, cooperação, competição etc.
Ainda em relação ao assunto, as pessoas com Preconceitos contra determinados grupos só vêem neles manifestações que se Coadunam com sua visão preconceituosa e passam por cima de tudo o que contradiz tal visão.
1.2- Características gerais
É uma dimensão avaliativa que se refere a: gostar/não gostar, simpatia/antipatia, favorável/contrário, apoiar/não apoiar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRODU O
  • Introdu O
  • Introdu o
  • INTRODU O
  • INTRODU O
  • Introdu O
  • INTRODU O
  • Introdu o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!