Gordura localizada

Páginas: 6 (1472 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
GORDURA LOCALIZADA


INTRODUÇÃO


A lipodistrofia tem sido um dos problemas sociais muito importante. O incômodo nem sempre surge apenas no momento em que se coloca o biquíni, muitas vezes é difícil ficar a vontade em uma saia ou shorts mais curto, e assim cada dia mais as exigências da silhueta corporal “perfeita” vem aumentando com o passar dos anos. Homens e mulheres vem buscandoessa perfeição e frequentemente cometem excessos nos tratamentos, cabendo ao médico a correta e sensata elucidação das reais possibilidades terapêuticas e a elaboração de programas de tratamento com os diversos métodos disponíveis na atualidade. Técnicas utilizando radiofrequência, ultrassom cavitacional, manta térmica, eletrolipólise, infusão de substâncias na gordura e outros procedimentos nãoinvasivos têm sido estudados.



Conceito e Fisiopatologia da Lipodistrofia (gordura localizada)

A lipodistrofia consiste no acúmulo de tecido adiposo (células gordurosas) em determinadas regiões do corpo, que podem ocorrer mesmo em pessoas com peso ideal. O excesso de gordura é estocado nos adipócitos, que expandem seu tamanho comprimindo os vasos sanguíneos o que leva a formação de edemas.Por causa da ação hormonal, essa célula de gordura se acumulam em partes específicas do corpo como quadril, cintura e barriga..
O número de células adiposas no nosso organismo em geral varia de predisposição hormonal e genética, alimentação incorreta, sedentarismo, má postura e a falta de atividade física.
O tecido adiposo é constituído por adipócitos (células de gordura), as quais armazenamenergia na forma de lipídeos (triglicerídeos: mais complexa gordura) em seu interior, mais precisamente, no citoplasma. Este tecido encontra-se sob a derme (camada mais profunda da pele), o qual resulta na formação da camada hipoderme, mais conhecida como região de armazenamento de calorias.

É o maior órgão de reserva energética do organismo, regulado funcionalmente por nervos, hormônios enutrientes, atua como isolante térmico (manutenção da temperatura corporal), fornece proteção contra choques mecânicos e, é responsável pelo contorno do corpo do homem e da mulher. Desse modo tem papel fundamental na sobrevivência, evolução e capacidade adaptativa .
Apesar de todas as funções importantes, em excesso pode ser indesejável, visto que quando o gasto de energia com atividades diárias émenor do que sua ingestão, as células adiposas estocam esta energia sob forma de lipídeos, depositados no tecido adiposo.

O tecido adiposo é o tecido conjuntivo frouxo, quando aumentado, apresenta irregularidade e uma aparência ondulada, confundindo com a celulite (FEG), de acordo com a localização da gordura. O corpo aumenta sua quantidade de tecido adiposo de duas maneiras. Primeiro, peloalargamento ou enchimento da célula gordurosa provocada por mais gordura (hipertrofia). Segundo, pelo aumento do número total de células adiposas (hiperplasia), podendo as duas maneiras se apresentarem associadas.



Existem dois tipos de tecido adiposo, o marrom e o branco.

Tecido adiposo marrom (TAM) ou castanho é um dos dois tipos de tecido adiposo, ele é responsável pela termogênese. Éespecialmente abundante em recém-nascidos e em mamíferos hibernastes. Sua função principal é manter o calor corporal. Os adipócitos marrons contém numerosas pequenas partículas e uma quantidade muito maior de mitocôndrias, que contêm ferro e as tornam marrom.
[pic]



Tecido adiposo branco (TAB)
É o principal reservatório de energia do organismo.
Ele possui uma distribuição generalizada peloorganismo, envolvendo ou mesmo se infiltrando por quase toda a região subcutânea, por órgãos e vísceras ocas da cavidade abdominal ou do mediastino e por diversos grupamentos musculares.
[pic]


Camadas do tecido adiposo:

Areolar: camada superficial e de sustentação: A camada areolar está formada por células globulares, túrgidas e superpostas, comparadas a pacotes tridimensionais em que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gordura Localizada
  • gordura localizada
  • Gordura localizada
  • GORDURA LOCALIZADA
  • Gordura localizada
  • Gordura localizada
  • gORDURA LOCALIZADA
  • GORDURA LOCALIZADA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!