Calculo atuarial

Páginas: 30 (7489 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
EXERCÍCIOS II

1. Qual é a diferença básica entre uma Tábua de Mortalidade e uma Tábua de Comutação e o que se entende por comutações de sobrevivência e de morte?
Resposta:

A diferença básica é que na Tábua de Mortalidade se encontram as probabilidades de morte e sobrevivência, óbitos e sobreviventes, enquanto que na Tábua de Comutação usam-se esses dados aos quais é adicionado umataxa de juros compostos que determinam os óbitos e sobreviventes com desconto.
Entende-se por Tábua de comutação uma tabela confeccionada a partir de uma Tábua de Mortalidade, em que é aplicada uma taxa de juros compostos sobre os números de sobreviventes e de mortes das diferentes idades. As tábuas de comutação simplificam o cálculo de diversas operações relacionadas à previdência e aseguros contra morte, na avaliação de prêmios, anuidades, reservas matemáticas, sendo seus componentes básicos: sobreviventes e mortos.
Tanto aos sobreviventes quanto aos óbitos é usado para cálculos da previdência e o resultado dos óbitos para seguros de vida.


2. Descreva o que se entende por prêmios e como são compostos os prêmios de seguro?
Resposta:

Prêmio é o valor pago pelosegurado ao segurador, onde há a transferência do risco de perdas e/ou danos que determinado acontecimento pode causar ao segurado. Prêmio de seguro é a prestação paga pelo segurado, para a contratação do seguro, que se efetiva com a emissão da apólice por parte da empresa seguradora
Os prêmios se classificam em: de risco, puro, comercial e bruto. Prêmio de risco é a esperança matemática dossinistros futuros. Prêmio puro é o prêmio de risco mais uma margem de segurança para cobrir possíveis flutuações estatísticas do risco. O comercial adiciona ao prêmio puro os demais custos da operação, como as despesas administrativas, de corretagem e de colocação do seguro, bem como o lucro esperado com o negócio. E o prêmio bruto é resultante do prêmio comercial acrescido dos impostosincidentes e custo da apólice.


3. Quais são as condições necessárias para que um risco seja possível de ser assegurado?
Resposta:
O risco atuarial é possível de ser assegurado, nas seguintes condições:
– Quando existe um grande número de unidades independentes e identificáveis expostas ao risco;
– Quando a perda é identificável em termos de tempo, lugar, causa e quantidade;
–Quando a expectativa da perda é calculável;
– Quando a perda é fortuita ou acidental.


4. Para a existência de seguros e previdência existem riscos, condições necessárias e problemas associados que devem ser minimizados. Assim, considerando os fatores acima, analise as afirmações abaixo e assinale as que estão corretas:
a) O risco é definido como um evento coberto, cuja ocorrência causaprejuízo econômico.
b) Os riscos envolvidos no seguro referem-se à perda da qualidade de vida dos cidadãos com o avanço da idade, diante do desconhecido e da incerteza do futuro, além de atender os anseios individuais de preservação do modo de vida.
c) O seguro tem como princípio básico a repartição dos riscos entre um grande grupo de pessoas com interesses seguráveis comuns, queconcorrem para a formação de uma massa econômica com a finalidade de suprir, em determinado momento necessidades eventuais de algumas daquelas pessoas, diminuindo, desse modo, prejuízos ocasionados pelo risco aos indivíduos atingidos.
d) Quando for constado que as informações prestadas pelo segurado não eram verdadeiras, o seguro perde a validade e segurador não cobrará as prestações faltantesdo prêmio pelo período estipulado.
e) A previdência se preocupa com os riscos da perda de bens conquistados em função de fenômenos climáticos, roubos, acidentes, doenças, mortes prematuras, invalidez ou perda de emprego.
f) O problema moral hazard refere-se à tendência dos compradores de seguro utilizarem seu maior conhecimento para adquirir o seguro com prêmios mais baratos, cujo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cálculo atuarial
  • Calculo atuarial
  • Exercícios, calculos e teorias atuariais
  • Atuarial
  • Atuarial
  • Atuarial
  • ATUARIAIS
  • Atuarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!