O individuo e a sociedade

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Resumo de Economia

NOÇÕES ELEMENTARES DE ECONOMIA

Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Se tudo o que o ser humano precisasse, tivesse em abundância, não seria necessário estudar a Economia, tendo em vista que ela surge quando os fatores e os meios de subsistência sãoescassos, dado que o produto necessita proporcionar utilidade ao seu possuidor. Entretanto, se sua disponibilidade é muito limitada, faz-se com que haja uma preferência que culmina na estipulação de um preço para se poder obtê-lo. É através do preço que a mercadoria é distribuída aos diversos participantes do mercado, que precisam conseguir este produto para a satisfação de suas necessidades. Umproblema comum na economia é a concentração e centralização do capital, quer dizer, o processo de acumulação existente na economia, transcorrido de maneira desigual entre a distribuição funcional de renda dos fatores, que acelera as desigualdades entre os possuidores de renda do salário, do pagamento do capital e da remuneração do empresário. Compete à economia diminuir os intervalos existentes nestasremunerações, para que não se tenha tanta desigualdade entre os seres humanos. Todavia, as desigualdades regionais ficam mais difíceis de serem minoradas, tendo em consideração as suas condições naturais de disponibilidades de recursos; porém, considerando-se as mobilidades dos fatores, há possibilidades de lentamente, poder-se tratar as regiões econômicas de maneira igualitária, acabando de umavez por todas, a dualidade existente nas regiões, e até mesmo entre o setor rural e urbano; portanto, os desajustes não poderão perdurar por muito tempo entre os povos.

CONCEITO OPERACIONAL DE ECONOMIA
O conceito operacional de economia de mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelopróprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economias de Direção Central em que estas decisões são tomadas pelo Estado. Pelo contrário, numa economia do mercado o papel do Estado na economia é reduzido ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio estabelecimento, nomeadamente através da regulação, da fiscalização e da correção de algumas falhas do mercado. Da mesma forma, e aocontrário do que acontece nas Economias de Direção Central, numa economia do mercado a propriedade dos fatores de produção é privada e o mecanismo regulador é preço definido na própria empresa que atua com o objetivo de maximizar os lucros dos produtores e de maximizar a utilidade dos consumidores.
  Atualmente, e nas economias modernas, os sistemas econômicos tendem para um misto entre a Economiadas empresas e o estado-providencia, sistemas em que o Estado, além do papel de supervisão e regulação e de correção de falhas de empresas, assume também um importante papel social de redistribuição de riqueza.

APLICABILIDADE DA ECONOMIA NA ESFERA DA ADMINISTRAÇÃO
Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy, Fife, 5 de junho de 1723 — Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um economista e filósofoescocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riquezadas nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto interesse. Assim acreditava que a iniciativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade e o individuo
  • O individuo e a sociedade.
  • individuo e sociedade
  • O individuo e a sociedade
  • A sociedade e o indivíduo.
  • O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
  • Sociedade e individuo
  • O individuo e a sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!