o renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento
O Renascimento foi um período da história Europeia que teve como influência o passado da cultura Greco-romana, destacando a arte clássica que foi a maior influência tirada dos antigospara essa época. Com a queda da Idade Média e do Sistema Feudal, o período do Renascimento em meio a grandes transformações, se vê em uma sociedade guiada pelas políticas centralizadas, queestabelecia uma economia urbanizada e mercantil, lançando também o nascimento das artes e da musica.
A ideia do Renascimento trazia com sigo uma ruptura cultural com a tradição medieval. Nessa época, o estudoda literatura antiga, da História, e da Filosofia, tinha por objetivo criar seres humanos livres, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges, que tinha predominância no período medieval onde aigreja tinha também o seu apogeu, com seu poder e a submissão social perante a mesma, empregando a ação divina que era usada assim pelos homens para explicar seu destino. A arte Renascentista alcançou oconceito cientifico da perspectiva linear, e essas ideias Renascentistas foram representadas nas obras de Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo, durante o seu apogeu no século XVI.
Nesse momento,ocorreram também progressos significativos na Medicina e na Anatomia, também a Astronomia obteve renovação, no campo da tecnologia houve uma grande evolução, pois o homem acaba criando novos métodosde produção, meios de comunicação e maquinas para o uso no âmbito das pesquisas médicas, a invenção da imprensa revolucionou a difusão dos conhecimentos.
Como é citado no texto, o âmbito da questãopolítica e da organização social é alvo de estudos por vários teóricos, que procuram métodos para compreender a estrutura da constituição do poder perante a sociedade. Dentre esses se destaca Maquiavel,que sustentava que a força criativa do governante era a chave para a manutenção da sua posição e o bem estar dos súditos. O Clero Renascentista ajusta seu comportamento aos costumes de uma...
tracking img