Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento
História, Arte, Arquitetura e Urbanismo

Introdução ao Renascimento
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura grecoromana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. Introdução ao Renascimento
Características gerais:
* Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana
Museu de Louvre (fachada) Pierre Lescot - Paris

História do Renascimento
O início da Idade Moderna (século XV e XVI) é marcado por um forte desenvolvimento cultural comumente chamado de Renascimento -, cujas raízes encontram-se nasnovas condições econômicas e sociais da Europa no período. O desenvolvimento da burguesia e do comércio nas cidades foi um importante elemento propulsor da produção intelectual. Preocupados com a introdução de novas ciências nos currículos das universidades, tais como História, a Filosofia, o estudo de línguas e a Matemática, os humanistas resgatam valores da Antigüidade Clássica (grecoromana).Itália, Berço do Renascimento Séc. XV e XVI

História do Renascimento
A evolução da cultura renascentista na Itália Ao longo do século XI, as cidades italianas começam a se organizar em cidades-estado, ou repúblicas independentes, através das lutas das comunidades contra os senhores feudais; A autonomia concreta da maior parte delas só se concretiza no século XIII; O governo das cidades tende aconcentrar-se nas mãos dos líderes das corporações superiores, dando margem à luta das corporações menores contra as mais poderosas; É por trás desse panorama tempestuoso que se desenvolve a cultura renascentista, voltada para os princípios do equilíbrio da harmonia do naturalismo, da economia do espaço, da forma e da luz; para racionalidade e homogeneidade. Sua coerência dava-se com o movimentoprofundo e não superficial da sociedade, com a expansão das relações mercantis, com o aperfeiçoamento das técnicas produtivas, contabilistas e gerencias, com a ampliação, e homogeneização e conquista do espaço territorial, transformado em espaço econômico.

Catedral de Santa Maria del Fiore Florença

História do Renascimento
O berço do renascimento foi a cidade de Florença onde surgiu umadas mais significativas correntes do pensamento humanista: o platonismo, que consistia no conhecimento rigoroso das leis e propriedades da natureza para transpô-la com a máxima harmonia nas obras de arte mediante a elaboração matemática precisa. A cidade de Pádua, ligada a corrente aristotélica, tornou-se um centro de estudos voltado principalmente para a medicina e os fenômenos naturais, desligadode preocupações teológicas. Chegaram a romper com alguns dogmas da Igreja, acreditando na supremacia natural da razão, negando a criação, a imortalidade da alma e os milagres, atitudes muito ousadas para a época.

Desenho de Leonardo da Vinci relacionado com os seus estudos sobre anatomia, representando um crânio (1510).

História do Renascimento
Humanismo
Desenvolveu-se primeiramente noNorte da Europa Condenava a ganância da Igreja, a exploração das imagens e relíquias, o formalismo vazio dos cultos e a venda de indulgência Desenvolveu-se o utopismo que “concebe uma comunidade ideal, puramente imaginária, onde os homens vivem e trabalham felizes, com fartura, paz e mantendo relações fraternais"

O homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci

História do Renascimento
Orenascimento italiano está dividido em três fases, cada qual com período de um século: o trecento (séc. XIV), o quattrocento (séc. XV) e o cinquecento (séc. XVI). O TRECENTO também chamado de pré-renascimento representa a fase inicial de elaboração da cultura renascentista. (Dante, Pretrarca, Boccaccio, na literatura, Cimabue, Duccio e Giotto na arte.)

Giovani Boccaccio Dante Alighieri Giotto. Madonna...
tracking img