Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Renascimento
Texto básico
Nos séculos XV e XVI a Itália conheceu um extraordinário desenvolvimento cultural que, posteriormente, alcançou outras regiões da Europa Ocidental, e que é conhecido como “Renascimento”. A expressão é ambígua, pois dá a entender que no período anterior (a Idade Média) a vida cultural estivera ausente, o que não corresponde absolutamente à verdade.Sabe-se, hoje, que a produção artística, literária e filosófica medieval foi extraordinária e, portanto, não se pode utilizar a expressão “Renascimento” com o sentido de “nascer de novo”.
As razões para esse desenvolvimento cultural encontram-se fundamentalmente nas novas condições sócio-econômicas da Europa no período de transição do Feudalismo ao Capitalismo. O desenvolvimento urbano, comerciale burguês foi poderoso estímulo para a produção intelectual. O humanismo é outro importante elemento que contribui para o Renascimento, ao lado da proteção dada pelos ricos burgueses aos artistas, fenômeno que se convencionou chamar de Mecenato.
O Humanismo, num primeiro momento, designava os elementos que buscavam reformar os currículos das universidades, até então essencialmentepreocupados com as disciplinas teológicas. Procuravam incluir estudos de matemática, história, línguas e filosofia. Posteriormente, o termo Humanismo passou a designar aqueles que procuravam criticamente analisar as condições sociais em que viviam, confrontando-as com as do período feudal, a partir de uma nova visão do homem, individualista, cheio de vontade, impulsionador do progresso.
O traçocaracterístico do Renascimento foi a consciência de que se vivia um novo tempo, (daí a idéia de “nascer de novo), bastante distinto do mundo medieval. Assim, opunham o antropocentrismo ao teocentrismo; o individualismo ao coletivismo; o racionalismo à tradição; o hedonismo ao ascetismo e misticismo medievais.
A oposição aos tempos medievais levou à redescoberta da Antiguidade Greco-Romana.Não se pode, no entanto, afirmar que o Renascimento procurou imitar ou copiar os clássicos. Na realidade, pode-se ver claramente a influência que o classicismo desempenhou, mas o Renascimento vai muito mais longe. É um salto para a frente, ainda que aparentemente esteja voltado para o passado.
O Renascimento surgiu na Itália, em virtude das condições extremamente favoráveis que essa regiãoapresentava. Basta lembrar o grande desenvolvimento das repúblicas italianas (Florença, Veneza, Gênova, entre outras) extremamente enriquecidas devido ao monopólio do comércio de especiarias orientais. A tradição clássica era muito mais vigorosa na Itália do que em outras regiões européias, e a atuação dos Mecenas se fez sentir com extraordinário vigor.
No setor artístico, o Renascimento secaracterizou, entre outros aspectos, por uma grande preocupação com a figura humana, valorizando-se o nu; a busca da perfeição no retratar o Homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de Anatomia, técnicas de cores, perspectiva. Utilizaram-se novas técnicas, como a pintura a óleo. O realismo, a harmonia, o senso de equilíbrio e a proporção são outros elementosobserváveis.
A Literatura apresenta, de imediato, uma novidade, que é utilização das novas línguas nacionais, derivadas do latim: o espanhol, o português, o italiano, o francês. Tendo como tema central o Homem, os escritores, com profundo senso crítico, buscaram elaborar um novo conceito de vida e de homem. A época medieval foi profundamente satirizada em seus valores essenciais: a cavalaria, aIgreja, a nobreza.
A Ciência procurou explicar o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do período histórico anterior. O grande destaque é a utilização do método experimental, base da criação da ciência moderna. O Racionalismo é a característica dominante desse momento, que será o precursor de uma verdadeira “revolução científica” no século XVII...
tracking img