Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Renaissance”, francês para "renascer", descreve perfeitamente as mudanças intelectuais e econômicas que ocorreram na Europa a partir do décimo quarto ao longo dos séculos XVI.
Durante a era conhecido por este nome, a Europa saiu da estagnação econômica da Idade Média e experimentou um momento de crescimento financeiro. Além disso, e talvez mais importante, o Renascimento foi uma época em queartístico, social, científica, política e pensamento voltou-se para novas direções.
Sobre 1450, os estudiosos europeus tornaram-se mais interessado em estudar o mundo ao seu redor. Sua arte tornou-se mais fiel à realidade. Eles começaram a explorar novas terras. A nova era na Europa acabou por ser chamado de "Renascimento". Renaissance é uma palavra francesa que significa "renascimento".Historiadores consideram o Renascimento para ser o início da história moderna.
A passagem entre a Idade Média e o Renascimento baseou-se principalmente na valorização do homem e da vida na Terra, em oposição à espiritualidade característica da época medieval anterior.
O Renascimento começou na Itália do norte e depois se espalhou pela Europa. cidades italianas como Nápoles, Génova e Veneza tornaram-secentros de comércio entre a Europa e o Oriente Médio. Eruditos árabes preservaram os escritos dos antigos gregos, em suas bibliotecas. Quando as cidades italianas negociado com os árabes, as idéias foram trocadas junto com mercadorias. Essas idéias, preservados do passado antigo, serviu como base para o Renascimento. Quando o império bizantino caiu para muçulmanos turcos, em 1453, muitosestudiosos cristãos deixou a Grécia para a Itália.
O Renascimento foi muito mais do que simplesmente estudar o trabalho dos sábios da antiguidade. Ela influenciou a pintura, escultura e arquitetura. Pinturas tornaram-se mais realista e menos frequentemente focada em temas religiosos. As famílias ricas tornaram-se patronos e comissionou grande arte. Artistas avançado estilo renascentista demostrar a natureza e retratando os sentimentos das pessoas. Na Grã-Bretanha, houve um florescimento da literatura e do drama, que incluiu as peças de William Shakespeare.
renascimento das cidades italianas atraiu visitantes de toda a Europa ocidental. Mercadores e banqueiros esperava fazer fortuna na cidades-estados italianos. Artistas e estudantes buscam o conhecimento e fama. Quando estesviajantes voltaram para casa, trouxeram ideias renascentistas com eles. Com o tempo, as ideias do Renascimento influenciaram as pessoas longe da península italiana.
William Shakespeare é o escritor mais conhecido da Renascença. Seu humor execuções misturado com drama, e mostrou os pontos fortes e fracos das pessoas. Audiências acorreram para ver suas apresentações de imperadores romanos, reis erainhas britânicas, italianas e adolescentes.
Pieter Bruegel foi um pintor holandês que queria mostrar as pessoas como elas realmente eram. Breugal estudou arte italiana, mas desenvolveu seu próprio estilo. Muitas de suas pinturas mostram camponeses trabalhando, dançando e comendo.
A imprensa foi inventada durante o Renascimento. Antes do Renascimento, a música tinha de ser copiado à mão.
ORenascimento significou uma nova arte, o advento do pensamento científico e uma nova literatura. Nelas estão presentes as seguintes características:
Antropocentrismo (o homem no centro): valorização do homem como ser racional. Para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza. Tem capacidade criadora e pode explicar os fenômenos à sua volta.
Otimismo: osrenascentistas acreditavam no progresso e na capacidade do homem de resolver problemas. Por essa razão apreciavam a beleza do mundo e tentavam captá-la em suas obras de arte.
Racionalismo: tentativa de descobrir pela observação e pela experiência as leis que governam o mundo. A razão humana é a base do conhecimento. Isto se contrapunha ao conhecimento baseado na autoridade, na tradição e na inspiração...
tracking img