Transporte coletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA – IESA
FACULDADE MARTHA FALCÃO – FMF
COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO ERGONÔMICO PARA UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS NA CIDADE DE MANAUS
(DELIMITAÇÃO DO TEMA)

WILLIENE SARUB DA SILVA

Manaus
2011
WILLIENE SARUB DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO ERGONÔMICO PARA UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS NACIDADE DE MANAUS

Manaus
2011
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

TEMA: Ergonomia

DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância do processo ergonômico para uma instituição sem fins lucrativos na cidade de Manaus.

Orientando: Williene Sarub da Silva

Orientador: Fábio Rodrigues, Msc

Linha da pesquisa: Gestão Organizacional e Recursos Humanos

2. INTRODUÇÃO
A Ergonomia é o estudo da adaptação dotrabalho ao homem, visando em primeiro lugar o bem-estar do colaborador e tendo a eficiência no trabalho como conseqüência. Para isso, a Ergonomia se utiliza de diversos aspectos fisiológicos e psicológicos do homem, dos sistemas de trabalho e dos ambientes para ajustar os postos de trabalho às capacidades e limitações humanas. Com a aplicação da Ergonomia pretende-se conciliar dois pontos devistas, a humanização do trabalho e o aumento da produtividade.
Nesse contexto, o interesse pela implantação de um modelo ergonômico com baixo custo em uma instituição sem fins lucrativos, acredita-se ser possível, pois irá oferecer ao colaborador mais conforto, prevenção de acidentes e aparecimento de patologias especificas para determinado tipo de trabalho.
Inicialmente a Ergonomia eraaplicada quase que exclusivamente no ambiente fabril, mas hoje ela se expandiu, abarcando quase todos os tipos de atividades humanas.
Na metodologia descrita no trabalho a natureza é (será) de caráter qualiquantitativo, com o intuito de verificar a importância da aplicação dos conceitos ergonômicos ao trabalho dos colaboradores da Casa Vhida, será realizado um estudo de caso em uma equipede colaboradores.
A aplicação da ergonomia no projeto de ambiente de trabalho permite o alcance dos objetivos desta ciência, ou seja, redução das doenças ocupacionais e cansaço do colaborador, diminuindo as possibilidades de erro de acidentes, aumentado conforto do colaborador, produtividade, qualidade do serviço, dando-lhe melhores condições de saúde mediante a adaptação das máquinas,ferramentas, mobiliário e de aspectos organizacionais de trabalho às características psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem.
O estudo limita-se a estudar somente a influência dos aspectos ergonômicos na qualidade dos serviços na Casa Vhida.
As mudanças tecnologias e as novas técnicas de gestão dos negócios tem causado várias alterações nos métodos e processos deprodução. Para acompanhar estas mudanças, é necessário proporcionar aos colaboradores condições adequadas para que estes possam exercer suas tarefas e atividades com conforto e segurança. Desta forma, é necessário projetar o local de trabalho, organizar o sistema de produção com concepção ergonômica.
Tendo como premissa que a conquista da qualidade dos produtos ou serviços e, o aumento daprodutividade, só será possível com a qualidade de vida no trabalho, o projeto ergonômico do local de trabalho e do sistema de produção não é mais apenas uma necessidade de conforto e segurança, e sim, uma estratégia para a organização poder agir com excelência.
Em grande parte das atividades humanas de trabalho, as características do ambiente de trabalho e método de realização das tarefasinterferem na qualidade do serviço ou produto e no conforto e saúde do trabalhador, sendo por isto fundamental um estudo que sirva para despertar a consciência das pessoas sobre a importância da aplicação de conceitos ergonômicos no ambiente de trabalho.
Os resultados deste trabalho irão contribuir para que os atuais e futuros gestores da Casa Vhida encontrem soluções para problemas antigos e...
tracking img