Refractometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução……………………………………………………………………………………….
O que é a Refracção…………………………………………………………….
O que é um refractómetro…………………………………………………………..
Índice de refracção……………………………………………………………………
Curiosidades………………………………………………………………………………………
Conclusão………………………………………………………………………………………..
Bibliografia……………………………………………………………………………………..

Introdução
Neste trabalho o objectivo é falar derefracção, bem como curiosidades da mesma.
Podemos dizer que refracção é a passagem da luz quando muda de meio.
Implica vários factores tais como :
* Refractómetro
* Índice de refracção

O que é a refracção?
É a passagem da luz por meios com diferentes índices de refracção. A refracção modifica a velocidade da luz, mesmo que a direcção permaneça a mesma (caso a luz incida perpendicularmente àsuperfície).

Fig. 1 exemplo de refracção
















O que é um refractómetro?
é um instrumento óptico utilizado para medir o índice de refração de uma substância translúcida.
O aparelho faz uso do princípio do ângulo crítico ou ângulo limite de reflexão total, que tenha relação com alguma propriedade do material. A luz que passa de um meio ao outrosofre refracção, uma mudança do ângulo de incidência, que medido pode revelar características próprias do material.
Ele pode ser utilizado para determinar a identidade de um material desconhecido, baseado no seu índice de refracção; pode ser utilizado para determinar a concentração de uma substância dissolvida em outra ou ainda determinar a pureza de uma determinada substância.
O uso mais comum édeterminar a concentração de açúcar em um fluido, também conhecido por índice de Brix, em frutas, doces preparados, mel e outros alimentos. Nos modelos mais comuns, uma gota do fluido a analisar, por exemplo uma gota de sumo de laranja, é colocada sobre o prisma do aparelho, mudando o índice de refracção, em função da concentração de um soluto presente no mesmo, no exemplo o açúcar da fruta. É usadotambém para medir a concentração de proteínas ou a salinidade no sangue. Tem ainda variado uso na indústria, para medir líquidos anticongelantes e outros fluidos industriais.

Fig.2 refractómetro





Índice de Refracção
Índice de refracção é uma relação entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz em um determinado meio. Em meios com índices de refracção maisbaixos (próximos a 1) a luz tem velocidade maior (ou seja, próximo a velocidade da luz no vácuo). A relação pode ser descrita pela fórmula:
|
Em que: c é a velocidade da luz no vácuo (c = 3 x 108 m/s); v é a velocidade da luz no meio;
De modo geral, a velocidade da luz nos meios materiais é menor que c; e assim, em geral, teremos n > 1. Por extensão, definimos o índice de refracção do vácuo,que obviamente é igual a 1. Portanto, sendo n o índice de refracção de um meio qualquer, temos:
|
A velocidade de propagação da luz no ar depende da frequência da luz, já que o ar é um meio material. Porém essa velocidade é quase igual a c = 3 x 108 m/s para todas as cores. Ex.: índice de refracção da luz violeta no ar = 1,0002957 e índice de refracção da luz vermelha no ar = 1,0002914.Portanto, nas aplicações, desde que não queiramos uma precisão muito grande, adoptaremos o índice de refracção do ar como aproximadamente igual a 1:
|
Como vimos, as cores, por ordem crescente de frequências, são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo (anil) e violeta.
A experiência mostra que, em cada meio material, a velocidade diminui com a frequência, isto é, quanto "maior" afrequência, "menor" a velocidade.
|
Portanto como , concluímos que o índice de refracção aumenta com a frequência. Quanto "maior" a frequência, "maior" o índice de refracção.
Curiosidades
Como descobrir se um Diamante é Verdadeiro?
Olhe através dele. Diamantes lapidados de maneira correta têm um alto Índice de Refração (eles desviam fortemente a luz que passa por eles). Vidro e quartzo têm um...
tracking img