Transporte coletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista de Ciências Gerenciais
Vol. X, Nº. N, Ano 2010


Giovani Vinicius Brota
Aluno
Anhanguera Educacional
giovanivini@zipmail.com.br


Jefferson Luiz Castilho
Orientador
Anhanguera Educacional
jefferson_castilho@yahoo.com.br



Marcos Rogério Ribeiro Campos
Coordenador
Anhanguera Educacional
marcos.campos@unianhanguera.edu.br




transporte COLETIVo

Condições deTrabalho no Transporte Coletivo


Resumo

Este artigo irá abordar o desgaste e a responsabilidade dos motoristas no transporte coletivo, as condições de trabalho em todos os seus aspectos e as condições físicas das frotas. O principal objetivo do transporte coletivo é transportar pessoas e isso é de muita responsabilidade das empresas e os usuários dependem deste transporte para trabalhar, ir àescola, entre outros motivos. A responsabilidade principal é o transporte de vidas, por isso os motoristas devem ser muito bem treinados e as condições dos veículos devem estar em perfeito estado. Também será abordado, o contato humano entre o motorista e o cobrador com os usuários, e os problemas que os trabalhadores enfrentam no dia-a-dia como: assaltos, trânsito intenso, entre outros.Palavras-Chave: responsabilidade, transporte coletivo, qualidade de frotas.

abstract

This article will approach the wear and tear and the drivers' responsibility in the public transportation, the work conditions in all their aspects and the physical conditions of the fleets. The main objective of the public transportation is to transport people and that is of a lot of responsibility of thecompanies and the users depend on this transport to work, to go to the school, among other reasons. The main responsibility is the transport of lives, for that the drivers should be very well and the conditions of the vehicles should be in perfect state. It will also be approached, the human contact between the driver and the collector with the users, and the problems that the workers face in the day byday as: assaults, intense traffic, among others.

Keywords: responsibility, public transportation, quality of fleets.

1. Introdução

MAIS DE 70% DA POPULAÇÃO NACIONAL DEPENDE DOS TRANSPORTES COLETIVOS PARA SEUS DESLOCAMENTOS DIÁRIOS, OS COLETIVOS SÃO ESSENCIAIS PARA A POPULAÇÃO E DE MUITA RESPONSABILIDADE PARA AS EMPRESAS, POR ISTO UM ERRO NO TRABALHO DO MOTORISTA PODEM COLOCAR VÁRIASVIDAS EM RISCO. SEUS SERVIÇOS SÃO PROGRAMADOS PARA CUMPRIR SEUS HORÁRIOS RIGOROSAMENTE, MAS SEMPRE EXISTE IMPREVISTOS COMO TRÂNSITO INTENSO OU QUEBRA DE SEUS VEÍCULOS.
As condições de trabalho dos motoristas de transporte coletivo é uma tarefa complexa, considerando a diversidade desta atividade profissional, a relação com os usuários e o desgaste com a rotina de trabalho.

2.aspectos físicos

Muito são os aspectos físicos, o ruído do motor é um forte desgaste para os trabalhadores (por ser localizado na parte dianteira do veículo), algumas empresas já estão comprando veículos mais modernos em que o motor fica na parte traseira do veículo, diminuindo o ruído e também o problema de gases que os motores soltam. Outros incômodos diários são as campainhas, buzinas, ruídoda porta, o trânsito e até mesmo os passageiros.
Existem outros aspectos físicos que influenciam as condições de trabalho:
• Temperaturas elevadas por conta de o motor ficar bem perto do motorista, além da temperatura climática;

• Pouca circulação de ar, por excesso de passageiros e também por ser um serviço monótono, o tempo todo sentado;• A claridade excessiva ocasionada pelo reflexo do sol no vidro de outros veículos e isto pode ocasionar um desgaste laboral;

• Quando existe trabalho noturno pode causar sonolência.

Além destes itens, outro aspecto relevante que sustenta e amplia as conseqüências nocivas do trabalho estressante: a contaminação da vida fora do trabalho pelos fatores...
tracking img