Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento (Introdução e Bibliografia)

Renascimento é o termo dado a um período da história, entre os séculos XIII e XVII, mais precisamente entre XV e XVI, que transformou diversas áreas dahumanidade, dando fim a Idade Média e o início da Idade Moderna. Tais transformações são evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, porém, com maior efeito na filosofia, arte eciência. Este período iniciou a transição do feudalismo para o capitalismo no mundo.
De um modo geral, o Renascimento é marcado pela mudança das tradições medievais a uma nova fase, do fanatismo religiosopara o materialismo, tendo o homem como centro do universo. Foi na Itália que o Renascimento teve sua maior ênfase. O termo “Renascimento” foi usado pela primeira vez no ano de 1867, pelo escritorJacob Burckhardt, onde ele definia o período como uma época do “descobrimento do mundo e do homem”.
O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento. Agora, o homem é aresposta de tudo, ao contrário da época Medieval, que encontrava suas respostas no misticismo, desta vez as respostas serão tiradas do raciocínio lógico e da ciência.
Nas artes, outra área bem exploradano Renascimento, as pinturas ganharam novos horizontes. O homem ganha uma posição privilegiada nas obras, recebendo total foco pelos pintores. As esculturas ganham novas formas e o homem novamente éo centro das obras. O corpo humano é rico em detalhes, lembrando um pouco das esculturas gregas e da antiguidade clássica. Pelo avanço da tecnologia e do conhecimento humano, as obras ganhamproporções mais reais, devido aos estudos meticulosos da anatomia humana.
O Renascimento mudou drasticamente a sociedade da época, e se hoje enxergamos o mundo como ele é, com certeza foi pelas mudançascausadas por este movimento no passado.

Bibliografia

* BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália - Um ensaio. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.
* BROTTON, Jerry. O Bazar do...
tracking img