Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Renascimento (séc. XV e XVI)
Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo. Clássico Anticlássico: O Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana. V2. São Paulo: Cosac & Naify 2003. BAUMGART, Fritz. Breve História da Arte. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BENÉVOLO, Leonardo. História da Cidade. Perspectiva. HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Martins Fontes (Novo) KEMP, Martin (org). História da Arte no Ocidente. Lisboa: Verbo. 2000. LOMMEL, Andreas. O Mundo da Arte. O Renascimento. Rio de Janeiro. José Olympio. 1966. MUNFORD, Lewis. A Cidade na História. 2 ed. Martins Fontes: Unb, 1982.Florença (Itália)

O Renascimento (séc. XV e XVI)
Itália
No curso do século XIV a concepção medieval começou a declinar e aos poucos surgiram novas forças que forjaram o atual mundo moderno. Socialmente, a estrutura feudal da sociedade medieval ficou instável, com a ascensão de uma poderosa classe de mercadores que se uniu aos soberanos contra os barões indisciplinados. Politicamente, osnobres perderam parte da sua imunidade, quando armas de ataque muito mais eficazes tornaram insustentáveis as suas habituais cidadelas. Se as rústicas varas e picaretas dos camponeses não conseguiam romper as muralhas dos castelos, a pólvora o conseguiria.

Itália (Séculos XV e XVI)

O Renascimento (séc. XV e XVI)
A transição para Era Moderna

Quatro grandes movimentos marcam o período detransição que se estende do declínio da Idade Média até o grande surto de progresso do século XVII.

1. Fatores Político- militares A fortificação se adapta às armas de fogo. Podem ser mais baixas; saem as torres e ameias; colocam-se as muralhas em posição estelar ou polígonos (cidade ideal) para colocação de baterias de artilharia. A cidade dominante já não precisa do mesmo nível de fortificação.Transfere-o para as cidades de seu entorno, localizadas em pontos estratégicos.

Roma (Século XVI)

O Renascimento (séc. XV e XVI)
A transição para Era Moderna

2. Doutrinários e teóricos Simetria e proporção. Valores de Vitrúvio. A perspectiva não é mais uma sensação ótica, mas a lei construtiva do próprio espaço. É o princípio distributivo dos edifícios no contexto urbano.

San’t Andrea(Leone Battisti Alberti – Mantua; 1470)

A Trindade (Masaccio – Florença; Sta. Maria Novella 1428; afresco 6,67x3,17m)

O Renascimento (séc. XV e XVI)
A transição para Era Moderna

3. Histórico- artísticos A retomada dos valores de antigas cidades do império romano: Roma, Pisa, etc. motivaram a cidade monumento. Pisa, retomada dos árabes em 1063, foi o primeiro centro de uma culturafigurativa inspirada em Roma, reinterpretando-a aos valores cristãos: o nascimento (o batistério), a vida ( a igreja) e a morte (o cemitério). O conjunto de monumentos marca o caráter histórico da cidade: A cúpula de Florença, Pisa, Roma (Vaticano), etc. Isto se mantém até hoje: Paris, Argel, Brasília.

Pisa Campo dos Milagres (1063)

O Renascimento (séc. XV e XVI)
A transição para Era Moderna4. Práticos A recuperação dessas cidades requereu projetos para abertura de ruas, reconstrução de aquedutos, expansão dos limites antes definidos pela muralha, etc. Somente uma nova divisão do trabalho, que se preparava para a manufatura, permite a existência de um artista de características liberais que viabilizaria artística e tecnicamente as intenções urbanísticas da nova classe dominante.Homem Vitruviano (Leonardo da Vinci 1490; Lápis e tinta sobre papel 34x24cm)

O Renascimento (séc. XV e XVI)
A Região da Toscana

O Renascimento (séc. XV e XVI)
Giotto

Giotto – 1305 Ognissanti Madona ( Uffizi)

Giotto – séc. XIV Capela da Arena – Pádua

O Renascimento (séc. XV e XVI)
Piero della Francesca

Piero della Francesca – 1444 Flagelação

O Renascimento (séc. XV e...
tracking img