Desenvolvimento de equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de Equipes.










































FGV – Fundação Getúlio Vargas
Campinas, 2010




Desenvolvimento de Equipes

Dinâmica I – Se eu fosse ser um animal, que animal eu seria?

Em análise da leitura do livro com relação às dinâmicas aplicadas em sala de aula, observamos que a dinâmica I está relacionada com osartigos nos seguintes locais: Livro Reis et alii, Cap. I – Histórico do movimento dos grupos pg. 23 parágrafo 1 – Metodologias de pesquisa com grupos.
A abordagem do autor aplica-se na importância da identificação das opiniões do grupo no momento da entrevista coletiva com objetivo de analisar as tendências de um grupo.
Na página 32 parágrafo 4, aborda a questão da 3ª dimensão, ou estágio dogrupo, que é chamada de abertura e revela o quanto estou disposto a me revelar para os outros, a ser pessoal ou impessoal nas relações.
Ambos os assuntos estão relacionados com a dinâmica de qual animal pareço ser, observamos que muitos pensaram antes de responder, isso ocorre por que não querem estar totalmente expostos aos outros, dependendo do animal que diga pode se criar um pré-conceito para osque o observam, é incrível que nenhum aluno do grupo disse ser parecido com um animal preguiçoso ou devagar, isso porque o mundo que vivemos é tão veloz e judicativo que qualquer animal que fique fora do padrão pode ser um ponto negativo. Recordamos que somente uma aluna disse ser parecida com o animal burro e outra aluna com o animal ganso, as outras pessoas do grupo se assemelharam com animaisfortes, determinados, fieis e outras qualidades.
Em paralelo com a leitura do livro, observamos que essa primeira dinâmica mostrou as expectativas do grupo para com o curso, mostrou os objetivos de cada um estar presente, isso contribuiu para o mestre ter uma direção de como irá ministrar as aulas, com essa informação ele pode ser assertivo em seu ensinamento e alcançar o resultado desejado.
Napágina 66 parágrafo 1 : Relata que o sucesso obtido por alguém ao trabalhar em uma equipe não garante que o mesmo ocorra em outras equipes, cada equipe tem as suas características próprias, decorrentes dos propósitos que a norteiam, do contexto em que inserida e das características dos membros que a integram. E isso supõe que seus integrantes sejam capazes de se adaptar e de dar respostasapropriadas a esse conjunto de exigências. “Tais capacidades de adaptação e de formulação de respostas adequadas estão relacionadas em grande parte com a forma de o individuo perceber a si mesmo, com seu autoconceito, como será visto mais tarde.”
Na página 109 apresentou a influência no processo de comunicação para o emissor ou receptor. Em outras palavras, o comportamento em comunicação é influenciadopelo quanto eles sabem sobre as próprias atitudes, sobre as características de quem ouve, sobre os meios pelos quais poderão produzir ou tratar as mensagens, sobre os canais utilizados.

Dinâmica II – Quebra cabeça (montagem de quadrado).

No capítulo I do livro na página 31 parágrafo 3 Shutz menciona que a produtividade nas organizações pode ser afetada quando o colaborador não tem consciênciaou conhecimento da contribuição que está dando para sua organização, isso por que poucas organizações tem a um clima que promova o sentimento de estar vivo, participando do negócio.
Na dinâmica o objetivo da equipe foi de entregar l8 quadrados com as mesmas dimensões, porém estavam divididos em dupla e cada dupla recebeu seu material para confeccionar o quadrado ou produto, a surpresa foi quecada dupla recebeu materiais diferentes e que se continuassem sozinhas sem se comunicar ou ajudar seus parceiros toda a equipe estaria prejudicada, não seria possível a realização da tarefa com pensamento individual. Hoje nas organizações ocorre o mesmo, existem os departamentos e todos são interdependentes, ou seja, estão amarrados com os demais, sem a colaboração e visão do todo não se pode...
tracking img