Desenvolvimento de equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO DOM CABRAL

Katia Araujo da Silva

TRM102 – Desenvolvimento de Equipes

Belo Horizonte
Agosto/2011

1. GRUPO E EQUIPE: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Li uma frase, que dizia "TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE", não sei qual autor, pois não foi identificada, mas deixa claro que existe diferença entre estes dois conceitos, e a partir da leitura do texto ealgumas pesquisas em campo conclui que os dois casos possuem metas e objetivos definidos, o que diferencia um do outro é a maneira de agir e o papel de cada individuo.

A Equipe é a forma mais comum que conheço na organização, poucas vezes ouvi falar em grupo, no entanto o importante de diferenciar um do outro é entender qual deles realmente esta presente dentro de uma organização, e isso eu jáconsegui identificar.

Equipe são pessoas que juntas trabalham para mesmo objetivo/ meta, onde cada um pode contribuir com suas habilidades individuais para atingir o resultado. Existe uma sinergia e união entre eles, pois cada tem seu papel claramente definido, existe ainda transparência entre os membros sempre de maneira construtiva, todos podem contar uns com outros. No entanto isso não querdizer que não exista conflito, uma vez que estamos lidando com seres humanos, que no final das contas acaba sendo resolvido entre eles, pois existe algo maior: atingir o resultado proposto. A Equipe é capaz de entregar resultados extraordinários.
Trazendo para a minha realidade dentro da organização, temos como exemplo para este caso a Equipe de Vendas, existe uma serenidade e energia muitopositiva, todos estão sempre alinhados com os objetivos da área e cada um tem seu papel claramente definido, fazendo com que além do trabalho ser prazeroso os resultados se torna cada vez mais significativos, fazendo com que esta equipe se torne referencia no Brasil. Fizemos um Eco Treinamento com esta equipe no mês de julho, devido à reforma na loja de vendas, e foi maravilhoso. Tivemos aparticipação e interação de todos, eles conhecem muito uns aos outros, o que facilita qualquer desafio proposto.

Já no caso do grupo, não existe compartilhamento das ações e podem acontecer diferenças de valores pessoais, devido isso cada um acaba agindo de forma individual sem gerar sinergia no resultado final e não existe um papel definido para cada membro do grupo. Além da postura competitiva entreeles, não existe liberdade para declarar  a opinião e as pessoas acabam não agindo de forma honesta uns com os outros. O grupo consegue entregar bons resultados, apenas.
Infelizmente, fazendo um paralelo com minha realidade na empresa, posso perceber que minha área de atuação Gente e Gestão se comportam como um grupo, onde todos possuem suas metas individuais e da área, no entanto não existeinteração entre as regionais para se atingir os objetivos, que no final é o mesmo, o objetivo é da empresa e não da Regional em que estamos atuando. Percebo a energia desperdiçada entre varias pessoas fazendo as mesas atividades, mas como são de diretorias diferentes não podem “misturar” os trabalhos, uma perda de tempo e energia, isso chegou até me desmotivar em algumas situações. Poderíamoscompartilhar as melhores praticas de cada região, criar modelos únicos de gestão de pessoas e utilizar em todo Brasil.

* Grupos e Equipes são igualmente importantes para a organização?

Acredito que sim, são importantes, precisamos dos dois modelos em uma organização, no entanto o importante é analisar onde cada modelo seria mais adequado.
O grupo poderia ser direcionado para alta liderançacorporativa e equipe certamente daria mais resultado no campo ou execução.

2. COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES E NAS EQUIPES

* Cinco cuidados/ comportamentos necessários para um bom funcionamento de uma equipe:

1. Comunicação clara e objetiva, além disso, utilizar ferramentas adequadas ao seu publico alvo. Não adianta a empresa adotar apenas o e-mail como uma ferramenta principal de...
tracking img