Sabinada e Balaiada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O período regencial brasileiro foi uma época de muito avanço liberal. Insatisfeitos com a organização política e as dificuldades da vida cotidiana, a sociedade brasileira desencadeou umasérie de revoltas que pressionaram a monarquia, que estava sendo liderada por um regente, já que o monarca ainda não tinha idade suficiente para governar.
Dentre essas revoltas, se destacam aSabinada e a Balaiada, ocorridas nos estados da Bahia e Maranhão, respectivamente. Ambas de cunho social, mostraram que o povo também tinha força e queria uma qualidade de vida melhor. Foram motivadas pelasrevoltas anteriores, como a Cabanagem e a Guerra dos Farrapos, nesse período conturbado da história brasileira.

















Sabinada
A Sabinada foi uma revolta feita pormilitares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. Seu principal líder, e quem deu nome a revolta, foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares daRocha Vieira. Ocorreu entre 1837 e 1838, apenas um ano de movimento.
Os revoltosos eram contra as escolhas políticas e administrativas impostas pelo governo regencial, principalmente estavaminsatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia. O estopim da revolta ocorreu quando o governo regencial decretou recrutamento militar obrigatório para combater a Guerra dos Farrapos, queocorria no sul do país.
Eles buscavam mais autonomia política e a implantação do federalismo republicano, sistema que daria mais liberdade administrativa às províncias. Com o apoio de váriosintegrantes do exército, os revoltosos foram para as ruas e tomaram vários quartéis militares. No dia 7 de novembro de 1837, tomaram o poder em Salvador (capital). Decretaram a República Bahiense, que, deacordo com os líderes da revolta, deveria durar até D.Pedro II atingir a maioridade.
O ato de revolta liderado por Sabino provocou represálias por parte do governo central. Para tomar de volta o estado...
tracking img