O processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE – UNINORTE
RESENHA
O PROCESSO

FRANZ KAFKA
22/03/2012


Trabalho solicitado pelo Prof. André Vilhena de Oliveira MSe como registro para obtenção de nota parcialna disciplina de Filosofia Geral e Jurídica do Centro Universitário do Norte - UNINORTE , turma: DTT01S1


O livro de Franz Kafka O Processo , é um romance que conta a história de um bancárioque é processado sem saber o motivo , este é Josef K.
O perfil dele era de um funcionário exemplar sendo que trabalhava num famoso banco e tinha o cargo de grande responsabilidade. Desempenhava suafunção com muita dedicação razão que o levou , em pouco tempo a crescer na empresa. Porém na manhã em que completava 30 anos , Josef K. foi detido por guardas , sem ter feito mal algum , deparou-secom um inspetor rude e agressivo que o ameaçava e fazia chantagens . Contudo Josef K. exigia esclarecimentos , porém inutilmente já que nem o inspetor e nem os guardas sabiam sobre o motivo de suadetenção , apesar disso , Josef K. luta o tempo todo para descobrir do que estava sendo acusado , quem o acusava e com em baseamento em que lei. Contratou um advogado na esperança de ter alguma saída etambém para obter informações sobre o seu caso , mas logo ele foi dispensado , pois não estava dando muita atenção ao processo dele . No final , Josef K , se encontrava sem animo para prosseguirlutando contra um processo que ele nada conhecia estava apático e indiferente . Pode se interpretar que no capítulo X: O fim , Josef k . combinou para que dois senhores o matassem.
''(...) as mãos de umdos senhores seguravam a garganta dele , enquanto o outro lhe enterrava profundamente no coração a fala e depois a revolvia ali duas vezes’’ , este é o fim de Josef K.
Como uma crítica ao sistemajudiciário , podemos nos atentar a este aspecto , pois esta é a primeira interpretação que se observa. Na época e no local onde viveu Franz Kafka imperava um Estado autoritário ( primeiramente...
tracking img