Ronaldo fenomeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aniversário:
1976/09/18
Nome Completo:
Ronaldo
Local de Nascimento:
Bento Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Altura:
1,83m
Peso:
90 kg
Posição:
Atacante
Apelido(s):
Ronaldo, Fenômeno
Esposa / namorada:
Bia Antony
Mora em:
São Paulo, Brasil


Sobre

Ronaldo Luis Nazario de Lima, mais conhecido simplesmente como Ronaldo, é um atacante brasileiro que joga no Corinthians e jáatuou por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan. Participou de quatro Copas do Mundo pela seleção brasileira, conquistando duas vezes o título e terminando uma vez na segunda colocação. Ele é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols marcados em três edições. Ronaldo também ganhou o prêmio Bola de Ouro, como melhor jogador do mundo, por três vezes, em 1996(com 20 anos), 1997 e 2002. Pelé nomeou Ronaldo como um dos 125 melhores jogadores de futebol da história. Também em 1997, ele recebeu o apelido de Il Fenomeno (O Fenômeno), quando atuava pela Inter de Milão.


História



Ronaldo no time de futsal do Social Ramos
Nascido no pobre bairro de Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro, Ronaldo Luis Nazario de Lima provavelmente não pensaria que um diaseria chamado de Ronaldo, O Fenômeno. Mas rapidamente seu talento desabrochou e o mais jovem de três irmãos ganhou fama internacional.

Ronaldo começou jogando futsal com pouca idade em pequenos clubes no Rio de Janeiro. O jogo rápido em uma quadra pequena ajudou a desenvolver uma técnica e controle de bola como nenhum outro. Logo, Ronaldo fez a mudança para o gramado, jogando nas categorias debase do São Cristóvão, um pequeno clube da cidade.



Ronaldo atuando pelo Cruzeiro
Em 1993, com 16 anos, ele assinou o seu primeiro contrato profissional, com o Cruzeiro. Com 59 partidas disputadas pelo clube mineiro, Ronaldo marcou 57 gols. Suas duas partidas mais impressionantes foram contra o Bahia, na qual marcou 5 dos 6 gols de seu time na goleada por 6 a 1, e quando marcou três golscontra o rival Atlético-MG.

Tantas grandes atuações deram ao jogador de 17 anos a vaga de mais jovem atleta integrante da seleção nacional que ganhou a Copa do Mundo de 1994. Ele ficou no banco de reservas durante toda a competição, mas as suas qualidades não foram ignoradas pelos clubes europeus, e logo após a Copa do Mundo ele assinou com o PSV Eindhoven da Holanda.



Demolindo defesas naHolanda
O sucesso continuou quando Ronaldo marcou 66 gols em 71 partidas, ajudando o PSV a ganhar a Copa da Holanda em 1995. Ronaldo também foi artilheiro do Campeonato Holandês nessa temporada.

Os zagueiros o temiam. Os torcedores o adoravam.

Conquistando a Europa

Em 1996, Ronaldo foi comprado pelo Barcelona para preencher a vaga deixada por outro atacante brasileiro, Romário. Em dezmeses de Barcelona, Ronaldo marcou 34 gols em 37 jogos e conquistou a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Re-Copa da Europa. Foi também na Espanha que Ronaldo criou a sua comemoração de avião.



Com todos os méritos, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo durante dois anos consecutivos, em 1996 e 1997.

Por ter sido uma criança muito magra, foi apelidado de Ronaldinho por muitosanos, mas mudou completamente seu porte físico quando, em 1997, se transferiu para a Inter de Milão. Ronaldo tinha 21 anos quando todo o seu talento, velocidade e habilidade fizeram com que a fanática imprensa italiana o apelidasse de “Fenômeno”. Sua primeira partida pelo time azul e preto foi um amistoso contra o Manchester United e atraiu mais de 60 mil torcedores ao estádio Giuseppe Meazza. Osgols de Ronaldo a Inter de Milão a conquistar a Copa da UEFA em 1998.

Tragédia da Copa do Mundo

Nesse mesmo ano, Ronaldo era a maior estrela da seleção brasileira que foi para a Copa do Mundo na França defender seu título. Ronaldo anotou quatro gols no torneio, mas o que realmente marcou a sua participação na competição não foram os gols.



12 de Julho de 1998 é um dia que dificilmente...
tracking img