Apostila base/bologicas

1854 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO O objetivo da Disciplina Bases Biológicas é que o estudante compreenda como outros seres vivos podem interferir na Fisiologia Humana, causando-lhe doenças; e ainda, a compreensão dos processos pelos quais esse fenômeno acontece. Para tanto, o conteúdo dessa Apostila traz algumas concepções iniciais sobre organização e classificação dos seres vivos e metabolismo celular. Seguindo-se da Microbiologia, Virologia, Micologia e Parasitologia.

Metabolismo Celular “ Da organização dos nutrientes são formadas as células. A célula é a unidade estrutural e fundamental do ser vivo. É a menor parte dele que mantém suas características - com exceção dos vírus que não possuem células.” (ABRAÃO, Maria Silva; 2010)

Todo organismo vivo está inserido num ambiente e com ele estabelece relação, isto é, o organismo recebe estímulos do meio em que vive e os interpreta, relacionando-se com ele e reagindo a ele. A Coordenação que consiste no controle e organização das diferentes funções do organismo.
A nutrição, que envolve vários processos: é a coleta de substâncias pelo ser vivo, provenientes do ambiente em que vive. A digestão trata-se da separação dos grupamentos atômicos que formam os nutrientes.
A Respiração: é a troca de gases entre o meio externo e o interno, e a transformação da energia química dos açúcares e gorduras em energia disponível para as atividades fisiológicas das células.
A Excreção constitui a eliminação de dejetos ou resíduos desnecessários , potencialmente prejudiciais ao equilíbrio do organismo.
A Reprodução é a atividade que dá garantia à continuidade da espécie.

Os seres vivos estão divididos em cinco grandes grupos, os reinos (Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal), caracterizados: * Pela forma de obtenção de energia (autótrofos ou heterótrofos) O alimento fornece energia e matéria para o crescimento e manutenção de todos os seres vivos. O modo

Relacionados