O papel da escola e do profissional da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de “A metamorfose” a

O livro a metamorfose é dividido em 3 capítulos. A 1ª frase já nos dá uma noção geral do que vem por aí:
“Ao despertar de um sonho inquieto, certa manhã, Gregor descobriu que se havia transformado num gigantesco inseto.”

Capítulo I
No 1º Capítulo, Gregor acorda como um gigante inseto. Ele pensa “o que aconteceu comigo?”. Pensa inicialmente que está sonhando,mas logo percebe que não, pois todos os detalhes do seu quarto estavam exatamente como havia deixado na noite anterior.

“Que tal se eu dormisse mais um pouco e esquecesse toda essa bobagem?”
Mas logo viu que não poderia, por que ele estava acostumado a dormir do lado direito, mas nessa situação cabulosa de inseto, não iria conseguir virar seu corpo.
Desse ponto em diante ele começa a pensar noseu trabalho de caixeiro-viajante, muito estressante e cansativo. Seu chefe é muito exigente e ele trabalha ano após ano, após ano para pagar as dívidas da família e sustentar seus pais e sua irmã caçula. Nessa sua reflexão sobre a vida, fica patente a sua frustração com tudo que o rodeia.
O autor também fala, ainda no 1º capítulo que Gregor sentia, às vezes, quando na cama, dor e mal-estar, quetodavia se revelavam puramente imaginários.
Pra ele sair da cama foi um sacrifício, por que suas inúmeras perninhas ficavam balançando no ar, enquanto seu dorso duro ficava na cama. Ele pensa: “antes das sete e quinze eu tenho que estar fora desta cama. De qualquer forma a essa hora alguém da firma já terá vindo à minha procura, pois ela se abre antes das sete”.
De repente, ele ouve o chefechegar e lança-se abruptamente para fora da cama. Todos, ouvindo um barulho, vão para a porta do quarto de Gregor, pedir que ele abra. Como ele não abre (não por que ele não quer, mas por que está difícil sendo um inseto), seu chefe fala do lado de fora. Diz que antes Gregor parecia uma pessoa tranqüila, e agora, apresenta-se vergonhosamente. Fala também que já há algum tempo o trabalho dele tem sidoinsatisfatório.
Gregor então despeja uma infinidade de justificativas, pedindo pra poupar seus pais, entretanto ninguém entendia o que ele dizia.
Gregor, com um esforço enorme, conseguiu andar com suas perninhas e abrir a porta, girando a chave com suas mandíbulas.
Todos se assustam ao ver Gregor. Seus pais, apavorados, saem da sala e ele, de dentro do quarto tentava convencer o chefe adeixá-lo voltar para o emprego, mas o chefe virou as costas e se foi. Tentando ir atrás do chefe, não conseguiu, pois ele ainda não sabia usar suas perninhas de inseto e seu pai pegou a bengala e bateu forte no chão, fazendo sinal para ele voltar. O pai falava e falava, mas Gregor só ouvia um som sibilante e horrível e nada compreendia.
Voltou, então para seu quarto, mas ficou entalado na porta (seusflancos eram largos para a porta). Seu pai deu-lhe um empurrão (libertação para Gregor) e fechou a porta violentamente atrás de si.

Capítulo II
Sua irmã, a pessoa que menos o odeia, deixa comida na tigela para ele, mas comida de gente (leite e pão) não é mais apetitoso pra ele. Ela, percebendo que ele não comia, começou a trazer ossos do jantar da noite passada, legumes murchos, queijo vencido,etc. E ele fazia a festa!
Toda vez que entrava alguém no seu quarto, Gregor se escondia debaixo do sofá.
Com o passar do tempo, Gregor ficava a escutar do seu quarto sua família falando sobre seus problemas lá na sala. Como a responsabilidade de levar a família nas costas era toda dele, eles iam ter que dar um jeito: todos arranjaram um emprego.
A nova distração de Gregor era andar pelasparedes e pelo teto e sua irmã logo descobriu isso, pois ele deixava “traços de substância pegajosa onde quer que passasse.
Percebendo a necessidade de mais espaço, sua irmã e sua mãe resolvem tirar os móveis do quarto de Gregor, quando Gregor escapa do quarto. Sua mãe desmaia e sua irmã vai acudi-la, quando seu pai chega e começa a atacá-lo com maçãs, quando uma é enterrada pelo pai nas costas de...
tracking img