Compreender o papel da escola e do profissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Título: Compreender o papel da escola e do profissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.



Estetrabalho tem por objetivo analisar os novos desafios da escola, frente às novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma.
A família, a mídia, o mundodo trabalho, não são mais os mesmos de vinte anos atrás. E, em geral, damos conotações positivas a essas transformações como algo positivo, afinal de contas, passamos a viver em um mundo maisflexível, mais democrático, ou menos uniforme, menos opressivo. O mesmo pode ser dito com relação aos padrões de comportamento, de sexualidade, de consumo, de educação dos filhos, de relação entre as pessoas.Frente a isso tudo vem a escola, que precisa ser reflexiva para atender a essa demanda. Porém, a escola é um ente que congrega uma coletividade. Se essa coletividade não estiver afinada com oconceito de escola reflexiva, todo o trabalho será em vão. Os professores, como membros dessa coletividade, precisam, eles também, entenderem essa verdade e assumirem sua parcela de responsabilidade,buscando seu constante aperfeiçoamento e seu crescimento pessoal, profissional e intelectual, porque nossos alunos não mais se contentam com respostas evasiva.
Hoje, nossos alunos são questionadores e,quando o fazem, estão devidamente embasados em dados atuais que muitas vezes ainda não chegaram ao conhecimento do professor. Logo, cabe ao professor entender que o conhecimento não mais é gestado naescola. Muito do que os alunos aprendem acontece fora das quatro paredes da sala de aula, cabendo ao professor tão-somente transformar informação em conhecimento pelo debate, pela problematização,pelo questionamento, pela reflexão, mas, para tanto, deverá estar devidamente preparado.
A Escola precisa ser interessante à sua clientela, cativá-la, ser referencial e seus colaboradores devem ser...
tracking img