Compreender o papel da escola e do profissional da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

MARIA HELENA RIBEIRO FRAGA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: Compreender o papel da escola e do profissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Betim
2012
maria helena ribeiro fraga

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: Compreender o papel da escola e doprofissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos eOkçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:

Betim
2012
Introdução

O objetivo deste trabalho é debater sobre como a escola deveria trabalhar as mudanças existentes na sociedade na prática do cotidiano escolar ( nas salas de aulas, nas diferentes disciplinas, em atividades extra sala, nos diversos espaços da escola, etc... ), como o professor pode trabalharpara a formação do sujeito ético politico em nossa sociedade e o que a sociedade e o estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor.

Para a execução deste trabalho foi realizado uma pesquisa com professores de escolas publicas de idade e tempos diferentes. Questionados, eles responderam sobre a diferença da educação nos tempos antigos com os tempos atuais, sobre afunção da escola e como as mudanças ocorridas ao longo dos tempos afetaram sobre a família - escola - aluno, sobre respeito e até quando o papel da educação familiar tem influencia sobre o sujeito.

O trabalho visa entender melhor o vídeo: Campanha pela valorização do professor e a charge 1969 2009; já que tantos fatores levaram e diferem dos professores a escola e a família do passado até os diasatuais. Sobre essa charge, essa pergunta foi vencedora de um congresso sobre vida sustentável; “Todo mundo pensando em deixar um planeta melhor para nossos filho ... Quando é que pensaram deixar filhos melhor para nosso planeta ?”

Como uns dos pontos principais deste trabalho pretendo destacar a importância da educação familiar vinda de berço. “Uma criança que aprende o respeito e a honra dentrode casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos.”

Desenvolvimento

A educação de antigamente com a de hoje

Os pais de antigamente exerciam ao máximo sua autoridade sobre seus filhos. Eram autoritários e reprimiam todos os desejos. Os pais de hoje se acovardam muitas das vezes diante do poder crescente dos seus filhos. Os pais sedesobrigaram de “educar” os filhos e a escola perdeu o seu foco de trabalho de ser eminentemente “ensinante”.
Sobre a charge 1969 2009, todos estão envolvidos neste cenário, tanto os professores, quanto os alunos e especialmente os pais. A cobrança é de ambos para com todos, um ciclo de questionamento e culpas na realidade atual. Se formos comparar sobre as datas chegaremos a conclusão que, com o passardo tempo, as coisas mudaram, as atitudes mudaram e a maneira de ensinar mudou com a sociedade e no que ela nos impõem. Antes os alunos eram questionados e cobrados pelos professores e os professores tinham o apoio dos pais. Nos dias de hoje os alunos são cobrados pelos professores, retrucam a cobrança, e os professores não tem o apoio dos pais, e o que é pior, os alunos são quem recebem apoio dospais pelos erros cometidos. Os pais estão jogando toda responsabilidade da educação dos filhos nas mãos dos professores e dos profissionais de ensino, escola etc... Seja por falta de tempo, seja por falta de responsabilidade, seja por falta de interesse e até mesmo por achar que a escola é quem tem que ensinar a educar os filhos. Essa é a questão! É por isso que ao invés de cobrar dos filhos,...
tracking img