Compreender o papel da escola e do profissional da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

PATRICIA DA SILVA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
a educação e suas mudanças

Santa Luzia
2012
PATRICIA DA SILVA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
a educação e suas mudanças

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia daEducação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Mª Estela Vivan.
Tutor(a) de sala: Daurea

Santa luzia
2012

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre como a escola deveria trabalhar as diversas mudanças existentes na sociedade queenvolve o cotidiano escolar, como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito ético, político em nossa sociedade e como a escola de um modo geral pode valorizar mais o trabalho do professor de uma maneira mais justa.
Desde o inicio a educação e a forma de educar vem se modificando ao longo dos tempos, no desenvolvimento humano e da sociedade como um todo. No mundo antigo, por exemplo, naGrécia a educação era para aprender a viver na polis, para os gregos estudar era a arte de aprender a política, não era uma educação para formação como nos dias de hoje. Em Roma a educação era familiar e civil, educava-se para formar o cidadão romano e desenvolver sua romanidade.
Mas a escola como conhecemos é um produto da Idade Média, ligada à presença de um professor e vêm também da Idade Médiaalguns conteúdos culturais da escola moderna e até mesmo contemporânea. Muda-se ai os processo de educar e as finalidades da educação devido a uma reestruturação da sociedade. Podemos perceber então que desde muito tempo a educação sofre mudanças e está em constante movimento devido às mudanças na sociedade e são inevitáveis essas mudanças, na verdade elas são de extrema necessidade para oaperfeiçoamento humano. Segundo Karl Marx (1589 apud SANTOS, 2011) “é preciso não apenas entender o mundo, mas transforma-lo, pois não é a consciência do homem que determina seu ser, mas ao contrario, é o ser social que determina sua consciência.” Entender o mundo significa compreender as relações entre os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais nos diversos momentos históricos.
Porém asmudanças na sociedade fizeram com que os professor sofresse uma desvalorização, na pesquisa realizada na escola percebeu-se essa mudança e a charge 1969 – 2009 ilustra bem estes acontecimentos o professor que antes era autoridade dentro da sala de aula, que podia cobrar do aluno o seu melhor, nos deveres de casa, nos trabalhos, avaliações e notas agora passa a ser o responsável pelo baixorendimento do aluno, pelo seu mal comportamento e indisciplina. Os pais que antes colaboravam para este bom desenvolvimento do aluno e cobravam dele seu bom comportamento agora passam a ser o principal opressor do professor, cobrando do professor o bom resultado dos filhos. A educação dos filhos para a vida passa ser também papel do professor, antes desempenhado pelos pais, isso tudo devido àglobalização, à sociedade tornando-se cada vez mais capitalista e consequentemente a necessidade de se trabalhar mais para terem mais, os pais também terem que estudar e não terem mais tempo para se dedicar mais profundamente aos filhos e à sua educação.
A escola deve trabalhar essas mudanças de forma a estabelecer vinculo com a comunidade, fazer com que os pais vejam que os filhos são futuros cidadãos,pois não há filhos sem pais e nem escola sem alunos, é a escola andando lado a lado com a comunidade participando da vida dos alunos e mostrando importância da comunidade estar presente na vida da escola. No ambiente escolar deve-se trabalhar também a diversidade cultural, as diferenças e o respeito a essas diferenças, mostrando que cada ser é único e cheio de particularidades que devem ser...
tracking img