Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO





Este estudo diz respeito a um trabalho monográfico que vem atender as exigências solicitadas pelo Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Universidade de Pernambuco. Trata-se de uma investigação acerca da importância do lúdico na educação infantil e sua relação com a aprendizagem das crianças.
Parte-se do princípio de que o ser humano, em todas as fases de sua vida, estásempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
A esse ato de busca, de troca, de interação,de apropriação é que damos o nome de educação. Esta não existe por si só; é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam, comunicam-se e comungam do mesmo saber.
A infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois expressa amaneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Tal entendimento é percebido por Kishimoto (1999), onde diz que “Para a criança, brincar é viver”.
Destacamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca.
ConformeBrougére (1998, p.17), “Os jogos e brinquedos são meios que ajudam a criança a penetrar em sua própria vida tanto como na natureza e no universo”.
O lúdico na educação infantil, tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas na educação infantil, procurando provocá-lo, para que insira o brincar em seus projetos educativos, tendointencionalidade, objetivos e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil.
É muito importante aprender com alegria, com vontade. As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial.[...] A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo. [...] (ALMEIDA, 1995, p.11).




Demonstrar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e dentro da educação como umametodologia que possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de ensino e aprendizagem, é particularmente poderoso para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança.
Quando a criança chega à escola, ela traz sua experiência, sua linguagem e seu aprendizado adquiridos durante sua infância, vivida em meio familiar, mas grande parte dessa experiência ela adquire através dobrincar. Para Vygotsky (1991) é no brinquedo que a criança se projeta nas atividades dos adultos, ensaiando atitudes, valores,hábitos, significados que estão além de suas possibilidades, mas que serão incorporadas na sua forma de agir e pensar. Muitas vezes, a criança cria uma resistência com relação à escola e ao ensino porque estes não são lúdicos, prazerosos ou divertidos.
O lúdico permite umdesenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação crítica do educando, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na...
tracking img