Papel da escola e do profissional da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto








































































1. INTRODUÇÃO



A sociedade esta em constante mudança, com isso as instituições de ensino precisam cada vez mais procurar novas formas de adaptar o ensino, para que este esteja sempre em grande desenvolvimento. Nas salas de aula os professoresdevem buscar sempre aulas que chamem a atenção de seus alunos, diversificando os métodos, produzindo aulas dinâmicas, onde a participação de todos é fundamental, usando de tecnologias (vídeos, computadores...), trabalhando não só com o abstrato, mas também com o concreto nas diversas matérias, manusear todos os recursos oferecidos na escola, e os diversos espaços que ela oferece, fazer com que osalunos tragam para a sala de aula seus conhecimentos prévios, com isso as aulas terão rodas de conversa, pelas quais os alunos irão aprender uns com os outros e com o professor e vice-versa. Os professores junto com a equipe pedagógica e demais funcionários devem realizar projetos interdisciplinares onde haja a participação de todos junto com a comunidade externa (pais, familiares...), para quetodos percebam a evolução da sociedade e mudanças, e busquem juntos uma melhor forma de se trabalhar, para que os alunos tenham uma educação de qualidade e se desenvolvam cada vez mais como cidadãos críticos e éticos.
Para a formação de um sujeito ético político em nossa sociedade, o professor deve considerar as dimensões socioculturais, afetivas e cognitivas do aluno, e atuar sobre elas. A educaçãodeve levar as pessoas a conhecer criticamente dados e fatos sobre a realidade social na qual estão inseridas devem oferecer condições para que as pessoas conheçam a si mesmas, construam o auto-respeito, e valores considerados desejáveis, nesse aspecto, temos que considerar a ética presente também nas ações e relações do nosso cotidiano escolar que se fortalece nas atitudes e comportamentosvivenciados quando permitimos que o educando atue como ser histórico-social escolhendo intervindo, criticando, rompendo, comparando, e tomando decisões, sendo assim, a problematização das questões devem ser debatidas no coletivo de nossas salas de aula e apoiarem-se no respeito ás opiniões do outro. Neste sentido, Freire (2001), ressalta que a tarefa fundamental do educador:

[...] uma tarefalibertadora. Não é para encorajar os objetivos do educador e as aspirações e sonhos a serem reproduzidos nos educandos, os alunos, mas para originar a possibilidade de que os estudantes se tornem donos de sua própria história. É assim que eu entendo a necessidade que os professores têm de transcender sua tarefa meramente instrutiva e assumir a postura ética de um educador que acredita verdadeiramente naautonomia total, liberdade e desenvolvimento daqueles que ele ou ela educa.(p.78).



As crianças de hoje serão os futuros políticos, donos de escolas, diretores, gestores de amanhã. E, se estes forem conscientes e agirem com ética e moral, por terem sido conscientizados por seus professores, serão mais zelosos com os benefícios voltados para a educação. Mas para isso é necessário preparar oscidadãos para serem sujeitos que saibam pensar, saibam questionar, raciocinar, duvidar, para assim poder construir seus próprios conceitos e conhecimento.
A sociedade e o estado junto com os docentes são os responsáveis pela qualidade do ensino, e com isso devem trabalhar de comum acordo para que haja uma mudança definitiva para a valorização do trabalho docente, cabe ao poder público estabelecerum diálogo verdadeiro com o professor, buscando soluções a partir do amplo entendimento sobre as práticas de ensino. Desta forma, seria possível a promoção de políticas públicas educacionais que fossem cúmplices da produção de um conhecimento libertador, reflexivo, crítico, político e transformador, o que somente se conseguirá a partir da melhor qualidade da pratica de ensino-aprendizagem, em...
tracking img