O Marketing de Relacionamento como ferramenta de marketing

Páginas: 15 (3576 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
O Marketing de Relacionamento como ferramenta de marketing: um estudo na empresa Distribuidora Nacional.

RESUMO:
Este artigo tem como objetivo apresentar a partir do estudo na empresa Distribuidora Nacional como uma empresa distribuidora de pisos pode utilizar do marketing de relacionamento para manter seus clientes atuais e aumentar sua carta de clientes, buscando um bom posicionamento nomercado. A partir disso é apresentado conceitos de Marketing de relacionamento, Satisfação do cliente e Fidelização de clientes, com um embasamento de conceitos de diversos autores, e propostas de como aplicar o uso dessas ferramentas na organização. A empresa em estudo iniciou sua atividade há três meses e os gestores devem se atentar a necessidade de integrar todas as áreas da empresa comtreinamento especializado com a intenção de que o contato do cliente seja satisfatório do início ao fim, gerando valor ao cliente e bons frutos à imagem da empresa. Treinamento de pessoal, estudo do mercado e público alvo, remuneração atrelada à satisfação de clientes são algumas ações tratadas nesse artigo para que a empresa se torne cada vez mais competitiva no mercado.


PALAVRAS-CHAVE:Distribuidora Nacional, Marketing de Relacionamento, Satisfação, Fidelização de Clientes.




1 INTRODUÇÃO

A construção civil apresenta aquecimento acelerado e são diversos fatores que influenciam nos resultados que vem sendo apresentados. Cada vez mais, os jovens que se casam procuram adquirir imóvel próprio, como forma de iniciar uma vida mais segura e sem o ônus do aluguel. O jornal Estado deMinas (ANO?) mostra que a facilidade de crédito e o aumento da qualificação, têm incentivado a indústria da construção a oferecer casas e apartamentos que atendam o perfil dessa nova demanda.

Segundo reportagem da revista Exame (ANO?), a construção civil no Brasil deverá se consolidar no ano de 2013, a uma tendência de crescimento moderado, próximo de 4 por cento (4%) ao ano, que começou a serdesenhada ao longo de 2012. A revista mostra também, que especialistas do setor apontam que investimento em infra-estrutura (AGORA É JUNTO), retomada dos lançamentos e recuperação da cena macroeconômica, são fatores contribuintes para que o mercado mantenha o ritmo de crescimento.

Outro fator que tem acelerado o crescimento do setor são as obras relacionadas à Copa das Confederações e a Copa doMundo. Além das obras de infra-estrutura realizadas pelo governo, muitos estabelecimentos estão passando por reformas para atender melhor seus clientes e turistas. Com a ajuda do Sebrae, a Revista Exame listou 20 oportunidades de negócios geradas pela Copa do Mundo FIFA 2014 sendo o segmento de obras e reformas destaque como primeiro lugar.

Diante de todo o cenário de crescimento é visível queempresas ligadas ao setor de construção, têm grande propensão ao crescimento e por isso devem estar atentas às exigências do mercado para se tornarem mais competitivas. A partir da análise da empresa Distribuidora Nacional que atua no setor na distribuição de pisos, o presente artigo tem como objetivo geral responder, como uma empresa distribuidora de pisos pode utilizar do marketing derelacionamento para manter seus clientes atuais e aumentar sua carta de clientes buscando um bom posicionamento no mercado?

Localizada no bairro Pedra Azul em contagem PRIMEIRA LETRA MAIÚSCULA, região metropolitana de Belo Horizonte a empresa Distribuidora Nacional iniciou suas atividades em março de 2013, atua no setor na distribuição de pisos como cerâmicas e revestimentos. Seus principais clientes sãolojas de material de construção e acabamento que tem como característica pouco potencial de compra diretamente da fabrica, por não ter instalações para estocagem, ou falta de credibilidade no mercado. Além da distribuição, a empresa também trabalha com expositores nas lojas dos seus clientes, onde são apresentados os produtos que são oferecidos ao mercado. Com apenas três meses de atuação, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • E-mail marketing como ferramenta de relacionamento com os clientes
  • Crm como ferramenta de desenvolvimento para o marketing de relacionamento
  • Marketing de Relacionamento como ferramenta para influenciar o Consumidor
  • Marketing de relacionamento como ferramenta para fidelização de clientes
  • MARKETING DE RELACIONAMENTO: UMA FERRAMENTA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
  • O marketing de relacionamento como ferramenta para a fidelização de clientes
  • O twitter como ferramenta de marketing para gerar relacionamento e promover vendas
  • Marketing e Marketing de Relacionamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!