O gladiador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E TEORIA GERAL DO ESTADO

PROFESSORA: ARIMAIRE

ALUNA: RITA DE CASSIA JARDIM

RELATÓRIO DO FILME “O GLADIADOR”
Introdução
Assuntos que norteiam estetrabalho: O poder do Estado; Como se manifesta; forma de exercício; preocupação do Estado na época; contexto histórico; forma de organização da sociedade; relação entre o poder e o povo; conceito depovo e cidadão.

Desenvolvimento
Roma Antiga: um Império que se apoiava em seus poderio militar, cujos líderes colocavam seus caprichos particulares acima dos interesses reais do Estado, mais oumenos, como hoje, só que com poderes absolutos.
O filme “O Gladiador”, retrata sobre o ideal romano. Acreditavam que o Império não era somente uma máquina de guerra com fins puramente de dominação, massim, uma idéia, uma luz nas trevas que era a selvageria da época.
Roma passava por um período de decadência de valores, onde a corrupção já se apossava do senado e da maioria de seus governantes.Encontrar alguém que não estivesse contaminado com o ambiente político do capital era impossível.
A humilhação e diminuição do poder e prestigio do senado, a polêmica sobre a manutenção ou não dosjogos, tudo isso retratava a Roma Imperial, pode-se dizer que o clima mental e político de qualquer império rico, poderoso e com uma imensa crise institucional, fez com que as mais tradicionaisestruturas políticas do Estado romano — o senado, o comando das legiões — estivessem subvertidos e lutavam pela ampliação ou restauração do seu papel na gestão dos negócios políticos.
O povo viviaalienado, sofrendo com a fome, a opressão e as moléstias, podemos dizer que já estavam viciados no afago do poder, assim, não sabiam o que era a honradez, a lealdade e a dignidade.
Com o crescimentourbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades...
tracking img