Gladiadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GLADIADORES: LUTAR PARA VIVER
Caroline Flugel Bergmann 1 Kelen Cristina Prestes da Silva Paola Otanha Reyes Spiering Patrícia Konflanz de Castilhos Pedrinho Romam 2 RESUMO No decorrer desse artigo o leitor encontrará a história de homens que lutavam entre si para a sua sobrevivência, os quais foram intitulados de gladiadores. As lutas entre esses gladiadores se converteram no principaldivertimento para a grande população de Roma, que junto com a distribuição periódica de trigo ao povo estava intimamente relacionada à política do “Pão e Circo”. Política esta que foi adotada pelo imperador Júlio César com a principal finalidade de deixar as pessoas desprivilegiadas entorpecidas quanto a sua verdadeira condição social. Palavras-Chave: Gladiadores; Pão e Circo; Política; Sociedade.INTRODUÇÃO Dos diversos espetáculos que os imperadores romanos ofereciam como entretenimento para o seu povo, podemos citar as corridas de carros, o circo com suas acrobacias, incluindo os palhaços, porém mais impressionante dentre todos foram às lutas entre gladiadores. E é justamente sobre tais lutas que iremos abordar no decorrer deste artigo, destacando suas vidas, a sociedade, e a política do “Pão eCirco” no qual estavam inseridos. DESENVOLVIMENTO: As primeiras lutas entre gladiadores provavelmente surgiram em Roma por volta de 264 a.C. Essas lutas tinham sua origem na Etruria e primeiramente tinham um caráter privado, funerário e religioso, esses combatentes eram muito usuais para homenagear um falecido pertencente ao alto escalão da sociedade. Tanto que o primeiro combate que se temconhecimento ocorreu no funeral de Bruto na data já escrita anteriormente, essa primeira luta contou com três pares de lutadores. (Enciclopédia Barsa)
1 Acadêmicas do curso de História da Universidade Luterana do Brasil,campus Guaíba. 2 Orientador.

De acordo com Lafaye,1896 a palavra em si, gladiador tem a sua origem etimológica do latim e significa espada, logo podemos considerar que os combatesentre gladiadores não se resumiam em um simples assassinato, na verdade era um espetáculo a parte imensamente apreciado pelo povo romano, um espetáculo que consistia em uma luta baseada na difícil arte da esgrima .
“Os gladiadores eram prisioneiros de guerras, autores de delitos graves entre eles os soldados rebeldes”. Entretanto segundo a enciclopédia Visum “esse recrutamento ia muito alem podendotambém abranger, rebeldes, atletas voluntários em busca de fama, alguns romanos pertencentes à elite, mas que perderam tudo e que se alistavam em troca da subsistência e mais tarde os cristãos passaram também a fazer parte dos contingentes de gladiadores”. (TEICH, 2003).

“Os gladiadores eram treinados em escolas, onde recebiam um treinamento extremamente rígido, esses treinamentos eramministrados nas várias ludigladiatori, ou escolas de gladiadores que estavam espalhadas por diversas partes”. (Enciclopédia Barsa). A escola que mais teve destaque foi a Ludus Magnus, localizada próximo ao Coliseu ao qual tinha uma ligação por meio de um túnel.
Disponível em Os gladiadores eram classificados de acordo com as armas que usavam ou de acordo com a proteção que utilizavam no corpo. Elesrecebiam vários nomes étnicos o que não queria dizer que os gladiadores proviam dessa etnia: Trácio: tórax protegido com couro e metal, escudo redondo pequeno, faixa de couro protegendo os braços, grevas de metal para as pernas e uma espada curva. Saminita: escudo retangular, capacete com viseira, uma greva na perna, uma faixa de couro no braço e uma espada curta ou punhal. Retiarius: ombrosprotegidos por um pedaço de metal, uma rede, um tridente e um punhal. Mirmilho: capacete com um peixe no topo,escudo retangular e espada. Hoplomachus: proteção para o tórax e pernas, faixas de couro nos punhos, joelhos e tornozelos e uma espada. Éqüites: montavam um cavalo, usavam um escudo redondo, coxas protegidas e usavam uma lança. Haquesari: armadura e um laço. Dimachaeri: lutador com duas...
tracking img