gladiador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
gladiadores foram temas de filmes, seriados, livros, novelas, desenhos, jogos, etc. Nesse caso os filmes mais famosos são: Spartacus (1960) e Gladiador (2000). Ambos ganharam alguns Oscar.
NOTA 2: Recentemente temos um seriado focando a história de Espártaco e de outros gladiadores fictícios, as temporadas Spartacus: Blood and Sand, Spartacus: Gods of the Arena, Spartacus: Vengeance eSpartacus: War and Damned. As duas primeiras temporadas dão um maior foco as lutas de gladiadores e ao lanus, já as outras duas temporadas focam a rebelião iniciada por Espártaco.
NOTA 3: O super-herói da DC Comics, Booster Gold é comumente conhecido no Brasil como Gladiador Dourado.
NOTA 4: A Marvel Comics possui uma super-heroína chamada Gladiatrix, ou em português, Gladiadora.
NOTA 5: Gladiadora éo nome de um tipo de sandália, a qual era utilizada de fato pelos gladiadores e gladiadoras. Hoje, são as mulheres que usam comumente esse tipo de sandália com faixas que sobem pela perna.
NOTA 6: Alguns jogos de videogame que tratam a respeito da luta de gladiadores são: Shadow of Rome (2005), Colosseum: Road to Freedom (2005) e Gladiator: Sword of Vengeance (2003), todos est
terça-feira, 21de fevereiro de 2012
Gladiadores - Jogos Mortais

Por sete séculos os jogos de gladiadores, ou lutas de gladiadores ou ludis gladiadorii como eram chamados na época, foram o esporte mais popular do mundo romano. Multidões de milhares de pessoas lotavam as arenas ou as ruas para verem estes homens se digladiando até a morte, lutando entre si ou contra feras. A carnificina e o derramamento desangue gratuito eram o maior espetáculo da época, os eventos eram tratados a sério, durando semanas e até mesmo meses. No entanto as lutas de gladiadores iam além do puro entretenimento, havia outros interesses por trás das celebrações e realizações desses jogos mortais.

Origem e desenvolvimento:

O relato mais antigo sobre uma luta entre gladiadores data de 264 a.C, onde os filhos do senadorDecimus Brutus Pera, organizaram no funeral de seu pai a luta de três pares de gladiadores. No entanto, a origem desse combate remonta os etruscos, povo que vivia ao norte de Roma na Etrúria. Não se sabe quando os romanos de fato adotaram a encenação de tais lutas, mais comumente os historiadores apontam o século III a.C como possível manifestação dessas lutas.

Na época, os gladiadores eram bemdiferentes do que comumente vemos em imagens mais tardias ou nos filmes. Os jogos se tornaram mais elaborados e grandiosos a partir da época imperial, criando-se regras e classes para os lutadores, mas nessa época, os lutadores se vestiam de forma bem comum, e usavam como arma o gládio (gladius), espada curta padrão das legiões romanas, foi a partir da palavra gladius que se originou o termogladiador.


Mosaico romano retratando a luta entre Kalendio e Astyanax. Provavelmente eram as grandes estrelas do esporte na época.
Inicialmente os gladiadores lutavam nas ruas, praças, quintais, etc., em celebrações religiosas, em funerais, banquetes e outros tipos de comemorações organizadas pelo Estado ou pelos patrícios. Os gladiadores eram em geral escravos, prisioneiros de guerra oucriminosos, os quais todos eram obrigados a servirem nos jogos, o chamado muneras (obrigação). Tais homens eram obrigados a lutarem nesses jogos, ou faziam isso ou seriam mortos, de qualquer forma, eles não tinham certeza se iriam sobreviver a próxima batalha, no entanto era preferível lutar e morrer do que ser morto por desistência.

Em alguns casos houve homens livres que se sujeitaram a clientela(escravidão por dívida) para se tornarem gladiadores, pois diferente do que alguns pensam, os gladiadores recebiam prêmios em dinheiro. Nesse caso, os gladiadores mais famosos chegavam a receber boas quantias, o que os permitia em comprar sua liberdade, algo raro muitas vezes. No entanto, mesmo recebendo dinheiro pelas lutas, as condição de escravo era mantida e o usufruto desse dinheiro era...
tracking img