Gladiador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Jéssica Aparecida Ferraz nº 10
João Ricardo de Oliveira nº 11 3º S
Rodrigo Leandro Mazur Ferreira nº17


Liderança – Gladiador


Revendo o filme "Gladiador" podemos extrair aspectos interessantes da abordagem psicanalítica, filosófica e sociológica sobre seus principaispersonagens e sobre a decadência ética e moral do Império Romano. Em meio à politicagem, à crueldade e à barbárie das guerras, onde irmão luta contra irmão, encontramos um César, imperador, preocupado em"acabar com a corrupção de Roma que a aleijou."
César encontra no fiel Maximus, que com bravura comanda a lealdade do exército romano, as virtudes que considera ideal em um homem: sabedoria,justiça, moderação e resistência. Porém, a escolha de Maximus por César, custa-lhe a vida, sendo assassinado pelo ciumento e ganancioso filho Comodorus que, conforme seu pai, não possui as virtudesnecessárias para recuperar Roma da decadência. 
À medida que assume o poder, Comodorus manda executar o espanhol Maximus e exterminar sua família. Maximus, mesmo ferido, consegue escapar da morte e irao encontro de sua família, mas encontra a sua propriedade destruída e a mulher e filho, que tanto amava, mortos. Espanhol é achado inconsciente por uma caravana de mercadores de escravos. É levadojuntamente com outros homens e seu ferimento tratado por um homem negro que quando percebe que ele está prestes a morrer, lhe diz: "Não morra agora, irá revê-los", referindo-se a seus familiaresassassinados.
Maximus é vendido a um negociante de lutas entre gladiadores, onde o objetivo é lutar para não morrer, porque a vida naquelas circunstâncias não vale nada e cujo lema "Ganhe a multidão eganhará a liberdade" é uma meta a ser seguida por todos.
Os jogos dos gladiadores prosperaram durante 40 anos, de 264 a.C. à 220 d.C., pois havia uma verdadeira fascinação da psique...
tracking img