Efeito coanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito Coanda
Superfícies de exaustão
Vamos pegar a asa cilíndrica dos exemplos acima e encontrar outro meio para gerar sustentação com ela. Quandovocê põe as costas da mão verticalmente sob a torneira, a água não escorre simplesmente pela parte inferior de sua mão e depois cai. Em vez disso, a água semove para cima e ao redor da lateral de sua mão (por alguns milímetros) antes de cair na pia. Isso é conhecido como Efeito Coanda (em homenagem a HenriCoanda), que define que um fluido tende a seguir o contorno da superfície curva com a qual se depara.




Em nosso exemplo cilíndrico, se o ar éforçado para fora de uma abertura longa, logo atrás da parte superior do cilindro, ele vai circundar o lado traseiro e puxar o ar vizinho consigo. Essasituação é muito similar ao Efeito Magnus, exceto pelo fato de que o cilindro não precisa girar.
O Efeito Coanda é usado em aplicações especializadas paraaumentar a quantidade de sustentação adicionada fornecida pelos flapes. Em vez de alterar apenas o formato da asa, o ar comprimido pode ser forçado através degrandes aberturas na parte superior da asa ou flapes para produzir sustentação extra.
Acredite ou não, em 1990, a McDonnell Douglas Helicopter Co.(atualmente conhecida como MD Helicopters, Inc.) removeu os rotores de cauda de alguns de seus helicópteros e os substituiu por cilindros. Em vez de utilizar umrotor de cauda tradicional para guiar a aeronave, a cauda é pressurizada, e o ar é expelido por longas aberturas, exatamente como na figura acima.
tracking img