Oficina de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII

OFICINA

A MAGIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS
Por: ANA JULITA ANDRADE
CLAUDETE QUEIROZ

GUANAMBI/BA
SETEMBRO/2010

ANA JULITA ANDRADE
CLAUDETE QUEIROZ

OFICINA:
A MAGIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS.

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina: Pesquisa eEstágio nas Séries Iniciais, do VII semestre de Pedagogia Noturno.
Ministrada pela professora:
Edilma CotrimGUANAMBI-BA
SETEMBRO/2010

OFICINA: A MAGIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS

IDENTIFICAÇÃO:
Local: Escola Municipal São Sebastião II
Público alvo: alunos (as) da 4ª série e do 5º ano do ensino fundamental
Data: 11/09/2010
Duração: 3 horas.

JUSTIFICATIVA:
A Matemática, na maioria das vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, semespaço para a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil, distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a compreende é considerado muito inteligente. O que devemos fazer é tirar a idéia de que a matemática é para poucos e, mostrar que todas as pessoas têm a capacidade de aprendê-la e ainda explorar olúdico.
É importante analisar os métodos de ensino e propor mudanças que tornem as aulas mais dinâmicas. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro. Ainda que em postura de adversário, a parceria é um estabelecimento de relação. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as aptidões testandolimites.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos estudante que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também ummelhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. '' (Borin, 1996)
É com base nestes e em outros fatores relevantes que a “Oficina: A magia dos jogos matemáticos” visa proporcionar aos alunos um ambiente facilitador ao aprendizado, priorizando o questionamento, as reflexões e a busca de caminhos e não somente a disputa e a competição.
Brincando e jogando acriança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis à sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras.
OBJETIVOS GERAIS:
* Entender a matemática na prática, de forma mais atrativa através de jogos, criando um ambiente propício à superação da habitual resistência demonstrada para com adisciplina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Aplicar jogos matemáticos, observando seu uso como recursos pedagógicos para ensinar matemática de maneira lúdica.
* Estimular nos alunos o gosto pela matemática;
* Desenvolver as capacidades de raciocínio, de resolução de problemas e a criatividade;

METODOLOGIA:
Utilizaremos durante o processo de ensino e aprendizagem na oficina: A magia dosjogos matemáticos, os seguintes procedimentos:
* Acolhida com a leitura de uma mensagem de reflexão ( A matemática da vida) e boas vindas;
* Apresentação da oficina com um breve comentário justificando e objetivando a mesma;
* Dinâmica de apresentação “ O sabor da amizade” – como os participantes já se conhecem, o colega apresenta o outro falando de suas qualidades;
*...
tracking img