O bar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|

| |
| | |
|1. O Bar | |


O BAR

Origem e sua evolução



Segundo dados históricos, a palavra BAR deve o seu nome àpalavra “BARRE.” Por volta do séc. XVII, XVIII, era hábito os jovens Americanos irem estudar para França, sendo quase sempre frequentadores assíduos de tavernas. Dois desses estudantes repararam que numa dessas tavernas existia uma barra ao longo de todo o balcão a qual evitava que os clientes se encostassem demasiadamente ao mesmo, tornando-o assim mais funcional e mais bem apresentado do ponto devista estético. Esses dois estudantes, ao regressarem ao seu país, resolveram abrir um estabelecimento de venda de bebidas a copo com as mesmas características da taverna na França. Este estabelecimento, distinguiu-se logo como o melhor.
Assim a palavra BARRE foi-se divulgando até chegar ao simples termo BAR. Este nome difundiu-se de tal forma na população Americana, que hoje em dia é vulgarmentedesignado de American Bar.
Este estabelecimento difundiu-se de tal modo que Hotéis decidiram integra-lo entre as suas várias secções, o mesmo acontecendo a navios, comboios, aviões, clubes, estabelecimento de ensino, bibliotecas, etc.
Prosseguindo a evolução, o bar atingiu o seu auge, caracterizando-se pelas modernas instalações e o mais sofisticado equipamento,

associados ao gosto dasapreciadas bebidas, substituindo assim as antigas tavernas e adegas devido à falta de valor estético e funcional desta. O bar é, portanto um local de convívio, ocupando um lugar importantíssimo na vida moderna, tornando-se indispensável em qualquer local.
Dentro da legislação Portuguesa, o bar, é um estabelecimento similar de hotelaria ou simplesmente uma secção de hotel, cuja exploração assentaessencialmente no comércio de bebidas, podendo para além destas incluir o serviço de sandwiches, etc. Foram-se criando também diversos tipos de bares, adequados para servir cada zona, cada classe etária, económica e social existindo assim bares para todos os tipos de pessoas.

EVOLUÇÃO DOS BARES NOS NOSSOS DIAS

No nosso país, os bares tem vindo a sofrer uma grande evolução nos últimos anos,quer a nível de maquinaria, conforto, higiene e serviço. Evolução essa plenamente justificada pela frequência que as pessoas o utilizam, sendo considerado um local de convívio por excelência.
Há algumas décadas atrás, quem ia a um bar, fazia-o sobretudo para beber bebidas fortes ou vinho, para além de este ser frequentado quase exclusivamente por homens. Hoje em dia, a realidade é bemdiferente, pois as pessoas utilizam-no como local de convívio, ou de cultura, passando a ser frequentado por todos os sexos e idades.
Muito bares optam por actividades culturais, como música ao vivo, poesia, concursos entre clientes, jogos ou promoções de bebidas, actividades essas que destinguem cada bar.
O consumo de bebidas, também tem vindo a modificar-se ao longo do tempo,substituindo-se o vinho por bebidas mais sofisticadas.
Em suma, é muito provável que tenhamos um bom futuro para os nossos bares, bares esses que irão oferecer um serviço diferente, bebidas excelentes e uma decoração singular que faça que cada bar seja único.





IMPORTÂNCIA DO BAR NO CONTEXTO HOTELEIRO


O bar, como centro de produção de uma unidade hoteleira, é sem duvida uma dassecções mais visitadas pelos clientes, pois apesar de outras secções como o restaurante, raro é um cliente que frequente um Hotel e não vá ao bar. Por isso, é importante que o cliente se sinta bem no bar, pois se não se sente bem no bar, também não se sente bem no hotel.
O barman deve estar bem atento a todos os aspectos, pois o bar permite uma aproximação ao cliente, cliente este que...
tracking img