Socioambientalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC PRESIDENTE VARGAS
ALLAN DOS SANTOS SIQUEIRA CELSO DONIZETI CAMARGO JUNIOR NAYARA SOUSA NASCIMENTO RODRIGO FELIPE MARTINS SANTIAGO

PERIGOS E RISCOS EM COOPERATIVA DE TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

MOGI DAS CRUZES 2011

ETEC PRESIDENTE VARGAS
ALLAN DOS SANTOS SIQUEIRA CELSO DONIZETI CAMARGO JUNIOR NAYARA SOUSA NASCIMENTO RODRIGO FELIPE MARTINS SANTIAGO

PERIGOS E RISCOSEM COOPERATIVA DE TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Trabalho de pesquisa apresentado como parte da distribuição de notas da matéria TCC – Trabalho de Conclusão de Curso orientado pelo Prof. Massayoshi.

MOGI DAS CRUZES 2011

II

DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Arujá e a todos os amigos que de alguma forma contribuírampara realização do mesmo.

III

AGRADECIMENTO
Agradecemos a Deus pela saúde e oportunidade de obter e gerar conhecimento, aos nossos familiares pelo apoio e compreensão durante a execução deste trabalho e aos professores pela dedicação e empenho na nossa formação.

IV

RESUMO
Os trabalhadores denominados catadores de recicláveis exercem papel fundamental na gestão de resíduos. Umamaneira de vencer ou diminuir a exploração do trabalho foi a organização desses trabalhadores em sistemas de cooperativas. A operação de coleta, triagem, preparação e venda de materiais recicláveis envolvem grandes riscos ocupacionais dos quais muitos sequer são percebidos pelos trabalhadores e o crescimento desta atividade traz contigo novos fatores de risco como a implementação de máquinas eequipamentos que são operados sem capacitação adequada e elevado grau de improviso aumentando ainda mais o risco ocupacional. Conhecendo as fontes, atos e situações geradoras de risco e atribuindo e classificando suas significâncias é possível reconhecer se estes são toleráveis ou aceitáveis e traçar estratégias para redução ou mesmo extinção destes riscos. É a fase inicial de um sistema de gestão desaúde e segurança ocupacional. Na CORA é possível uma redução de significativa do risco da operação se implementadas todas as medidas de controle propostas, sendo que grande parcela envolvem apenas a mudança comportamental através de treinamento e educação.

V

LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1: Galpão utilizado pela CORA. .....................................................................11 Figura 2: Localização e arredores da CORA. ............................................................ 12 Figura 3: Tela de introdução de dados do aplicativo de Perigos e Riscos. ............... 21 Figura 4: Organograma funcional da CORA.............................................................. 23 Figura 5: CORA - Fluxograma de Processo.............................................................. 24 Figura 6: CORA - Fluxograma de Processo - Coleta em Empresas. ........................ 25 Figura 7: CORA - Fluxograma de Processo - Coleta municipal. ............................... 26 Figura 8: CORA - Fluxograma de Processo - Recebimento e Pré-triagem. .............. 27 Figura 9: CORA - Fluxograma de Processo - Beneficiamento de Materiais. ............. 28

Gráfico 1:Distribuição das situações de risco por setor. ........................................... 29 Gráfico 2: Distribuição dos grupos de riscos identificados. ....................................... 30 Gráfico 3: Grupos de riscos por setor exposto. ......................................................... 30 Gráfico 4: Avaliação média dos setores considerando o risco potencial ................... 31 Gráfico 5:Avaliação média dos setores considerando a atenuação proporcionada pelas medidas de controle propostas ........................................................................ 32 Gráfico 6: Número de NRs aplicáveis a cada setor. .................................................. 33

Quadro 1: Comparação entre as principais técnicas de identificação de perigos e análise de riscos (BROWN,...
tracking img